Museu FADU recebeu reunião inaugural do Projeto-Piloto UAARE Superior
Órgãos governamentais e instituições de ensino superior, reuniram esta sexta-feira para discutir e apoiar as carreiras duais no ensino superior.
Decorreu, no Museu FADU, em Aveiro, a reunião inaugural do projeto piloto das UAARE Superior (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior).
O ‘UAARESuperior’, assente numa articulação entre as instituições de ensino superior e os diferentes intervenientes nos sistemas desportivos, tais como diretores, treinadores, interlocutores desportivos, médicos e psicólogos, assume como propósito o desenvolvimento de mecanismos de apoio, formal e estrutural, de promoção da carreira dupla nas instituições de ensino superior, que permitam aos estudantes-atletas, matriculados num ciclo de estudos de ensino superior, a conciliação entre o sucesso desportivo e o sucesso académico.
O projeto visa ainda potenciar a diferenciação das instituições de ensino superior em função da sua aposta e investimento no desporto de alto rendimento.
Presentes estiveram seis instituições de ensino superior que vão integrar o projeto piloto: Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Instituto Politécnico de Santarém e o Instituto Politécnico de Leiria.
Estiveram presentes ainda o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Ricardo Gonçalves, o Coordenador da UAARE, Vítor Pardal, assim como a Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Maria José Fernandes. O Presidente da FADU Portugal, Ricardo Nora e o Vice-Presidente, Diogo Salgado Braz, estiveram presentes em representação da instituição.
No decorrer da reunião, foi discutido o projeto-piloto que representará um marco significativo no apoio às carreiras duais, possibilitando aos estudantes-atletas uma estrutura sólida que permitirá a conciliação entre a formação académica e a prática desportiva de alto rendimento. Espera-se que a implementação das UAARE Superior venha a impulsionar o desporto universitário em Portugal, criando condições mais favoráveis para o desenvolvimento de talentos desportivos e académicos, com impactos duradouros tanto na formação de futuros profissionais como na elevação do nível desportivo nacional.