10º CMU Karaté: 500 participantes esperados no Minho

 

A Comissão Organizadora do Campeonato Mundial Universitário de Karaté 2016 apresentou oficialmente, na passada sexta-feira, dia 19, o evento que se espera que chame a Portugal, e especificamente à cidade de Braga, cerca de 500 participantes, de 50 países e mais de 200 pessoas entre staff e voluntários. 

 

Numa organização conjunta da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e UM, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, a 10ª edição deste campeonato vai decorrer de 10 a 13 de agosto.

 

A cerimónia de apresentação oficial do evento, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga, contou com a presença do residente da FADU, Daniel Monteiro, do membro do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário, Fernando Parente, o presidente da AAUM e presidente do Comité Organizador do Campeonato, Bruno Alcaide, do Vice-reitor da UM, Rui Vieira de Castro, do Administrador dos SASUM, Carlos Silva, do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e do selecionador nacional da modalidade, Joaquim Gonçalves.

 

Para o presidente da Comissão Organizadora, o evento permitirá aos estudantes da UM envolverem-se num evento internacional, através do voluntariado, a dar apoio em várias áreas determinantes para o sucesso do campeonato, e será também mais um momento de ligação entre a Universidade e a cidade, uma vez que esta é já a 12ª prova internacional que o Minho organiza. “Para além de cooperação em várias vertentes, o Mundial Universitário de Karaté será integrado no programa oficial da Capital Ibero-Americana da Juventude 2016”, acrescenta Bruno Alcaide.

 

 

Este será, como referiu do presidente da FADU, o 13º Campeonato do Mundo organizado em Portugal “o que reflete bem a estratégia de internacionalização do desporto universitário” e que acaba por ter impacto no próprio turismo do país.

 

Daniel Monteiro sublinhou ainda que esta competição internacional no nosso país “faz com que mais jovens tenham contacto com a modalidade e com desportistas de topo internacionais, o que é muito bom, porque é importante esta troca de experiências”. Para o presidente da FADU, os atletas participantes nestas competições “são atletas de exceção, pois conseguem conciliar uma verdadeira carreira desportiva, de reconhecimento e de mérito, com a carreira académica”, mote pelo qual a FADU tem trabalhado. 

 

A cidade de Braga é candidata a capital europeia do desporto 2018. O presidente da Câmara, Ricardo Rio, aproveitou o momento para lembrar a importância desta iniciativa desportiva e destacar a capacidade da UM que, sem ter formação específica na área do desporto, é o “motor de um nível de participação corrente em prática desportiva, bem como, ao mesmo tempo ter desempenhos competitivos a nível nacional e internacional de tanta excelência como o que tem patenteado nas diversas modalidades. Por outro lado, ter esta predisposição, esta capacidade de ser um agente organizador de eventos com a importância, com a mobilização, com o reconhecimento que mais uma vez este campeonato volta a ostentar. Por tudo isso, é de saudar muito veemente este empenho, este sucesso e dizer que a câmara municipal não pode obviamente ficar alheia a esta dinâmica. Por isso temos e vamos continuar a colaborar com esta capacidade e espírito de iniciativa da UM”. 

 

Para Carlos Silva, o evento ficará marcado “pela diferença”, porque vai ser um dos maiores em termos de participantes, dimensão. O administrador dos Serviços de Ação Social da UM destacou ainda a estratégia de colocação de “players” em determinadas entidades desportivas internacionais, os quais dão força a Portugal e neste caso à UM para conseguir trazer para o país e para a UM estas organizações e terem o sucesso que têm tido. 

 

 

Já o selecionador nacional de Karaté destacou a especificidade da modalidade, dizendo que é uma competição que envolve muito trabalho no que respeita à sua dinâmica organizativa, afirmando a sua confiança nas instituições organizadoras que certamente farão deste “um campeonato de excelência”. O treinador anunciou ainda a inclusão da modalidade nas escolas, que vai iniciar como projeto-piloto em cinco escolas do país, isto por estar provado que é uma atividade que desenvolve uma evolução em termos cerebrais, que permite ao aluno aumentar o nível de concentração, o nível da aprendizagem, melhorar as relações sociais, o saber estar, o saber ouvir, um conjunto de valores éticos e deontológicos que fazem do praticante um indivíduo melhor. 

 

Por fim, o Vice-reitor da UM considera que esta organização é mais uma confirmação da aposta acertada e do compromisso da Universidade com o Desporto. “Para nós já não faz sentido a Universidade sem a vertente desportiva”, disse. Destacando o histórico de eventos desportivos internacionais organizados pela UM, Rui Vieira de Castro afirmou que a Academia “já naturalizou este tipo de eventos” e, por isso, com a continuidade das parcerias e apoios que têm sido feitos com as federações e com as cidades “estão preenchidas as condições para que este evento seja mais um sucesso”.

 

O momento deu início a uma contagem decrescente, quando faltam cerca de seis meses para o início do CMU de Karaté, e aproveitou ainda para a abertura oficial do site do Campeonato, que servirá de base informativa, não só durante a preparação, mas também durante a realização do mesmo.

 

 

Fotografias: SASUM

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Parceiros

Jogos Santa Casa
EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?