Seleções já treinam em Viseu rumo ao Mundial Universitário
Francisco D' Oliveira e Ana Catarina Ribeiro abordaram os primeiros dias do Estágio Final e realizaram uma antevisão da competição.
As Seleções Nacionais Universitárias de Futsal Feminina e Masculina já iniciaram os trabalhos de preparação para o Campeonato Mundial Universitário, com Viseu a ser a cidade escolhida para acolher os trabalhos.
Os primeiros treinos já decorreram no Pavilhão do Instituto do Politécnico de Viseu, onde as Seleções realizarão o seu estágio final até ao dia 5 de junho, antes de partirem rumo à cidade chinesa de Xangai.
Já conhecido o lote final de convocados para a SNU Masculina, Francisco D' Oliveira mostrou-se orgulhoso por "poder fazer parte deste pequeno lote de 14 jogadores" acrescentando ainda que "há muita gente que ficou de fora que também teria totalmente qualidade para estar aqui conosco. Infelizmente não conseguiram, mas acontece, são escolhas."
Quanto à qualidade do plantel, o estudante-atleta foi claro: "Temos uma Seleção recheada de jogadores com muita qualidade e também de boas pessoas. O grupo é muito coeso. Há espaço para momentos de descontração, mas matemo-nos sempre focados naquilo que temos para fazer e naquilo que o mister pede." Por fim, o atleta acrescentou ainda: "Qualidade aqui não falta. Esperemos que dia 16 (dia da final), consigamos regressar com a medalha de ouro ao peito. O nosso sonho, é claramente sermos campeões mundiais universitários."
Também Ana Catarina Ribeiro, campeã do mundo universitária em 2022, em Braga, abordou a sua o convocatória para o estágio final. "É uma responsabilidade estar neste lote restrito. É um momento importante porque já estamos no estágio final e há apenas 14 vagas para 16 jogadoras que aqui estão. Por isso acho que é importante para todas dar o seu melhor para conseguir ser selecionada."
Quanto aos primeiros treinos, a atleta revelou que os mesmos têm sido positivos. "Acho que a equipa está a corresponder bem, a fazer bons treinos e estamo-nos a preparar da melhor maneira para o estarmo-nos na melhor forma para o Mundial."
Em antevisão à competição, segunda a jogadora lusa, "(...) podemos esperar muito da nossa seleção. Vimos do último Mundial com o primeiro lugar. Foi bom, mas temos de ter noção que não vai ser fácil. Estamos num grupo apenas de três, comparando com o outro que é de quatro equipas, mas temos de entrar para cada jogo a pensar que é como se fosse uma final. Só assim é que será possível lá chegar."
Poderá acompanhar toda a informação sobre as Seleções Nacionais Universitárias através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.