André Reis eleito presidente da FADU para 2019/2021
Decorreu esta quinta-feira a eleição para os órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) para o biénio 2019-2021. André Reis, estudante no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa foi eleito presidente pela lista A, com maioria absoluta, sucedendo a Daniel Monteiro no cargo.
Após ter sido eleito, André Reis falou do que pretende a equipa que passa a liderar. ‘Queremos reforçar o número de estudantes do ensino superior com prática desportiva regular. O desporto informal é uma prioridade, para criar novos hábitos e reforçar o peso do desporto no dia-a-dia dos jovens. Trabalhar com as restantes federações desportivas nacionais é também prioritário, numa lógica de cooperação e convergência em torno de objetivos comuns para o desporto português’, disse o novo presidente, sem esquecer uma das mais recentes conquistas da federação a que agora preside.
´Vamos acompanhar com muita atenção a implementação do estatuto Estudante-Atleta, publicado em Diário da República no final de abril deste ano. Agora que foi dado um passo muito importante de valorização do desporto universitário e de promoção das carreiras duais, é preciso que todas as instituições de ensino superior efetivamente implementem este estatuto. Vamos estar atentos’, frisou.
Antes de se candidatar à presidência da FADU, André Reis foi presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro durante dois mandatos, presidente do conselho fiscal da FADU (2015/2016) e representante dos estudantes do ensino superior no conselho consultivo do Instituto Português do Desporto e Juventude em 2014/2015.
A par do presidente foram eleitos os restantes membros da direção. Rui Freire (Universidade do Porto/FADEUP) será administrador e como vice-presidentes foram eleitos: Alexandre Gençer (Universidade do Minho), Bernardo Rodrigues (Universidade Europeia), Eric Habibo (Universidade de Lisboa/ISEG), Frederico Teixeira (FDUCP/Porto), Luís Alves (Universidade de Aveiro), Marco Carneiro (Universidade de Trás os Montes e Alto Douro) e Rafael Bento (Universidade da Beira Interior).
As votações ditaram ainda a eleição de Bruno Fragueiro para presidente da mesa da assembleia-geral, Nuno Reis para o conselho fiscal, Nuno Rocha para o conselho de justiça e Ricardo Costa para o conselho de disciplina.
Numa votação com lista única, a lista A reuniu 30 votos, tendo-se registado 2 votos brancos e 1 nulo.
Todos os eleitos aos órgãos sociais:
Direção
Presidente - André Reis
Administrador - Rui Freire (UPorto/FADEUP)
Vice-presidente - Alexandre Gençer (UMinho)
Vice-presidente - Bernardo Rodrigues (UEuropeia)
Vice-presidente - Eric Habibo (ULisboa/ISEG)
Vice-presidente - Frederico Teixeira (FDUCP/Porto)
Vice-presidente - Luís Alves (UAveiro)
Vice-presidente - Marco Carneiro (UTAD)
Vice-presidente - Rafael Bento (UBI)
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - Bruno Fragueiro (IPSetúbal)
1º Secretário - Alexandre Passo (ULisboa-IST)
2º Secretário - Inês dos Santos Silva (IPSetúbal)
Conselho Fiscal
Presidente – Nuno Reis (UMinho)
Secretário – Carlos Abreu (UMadeira)
Relator – Pedro Longo (IPLisboa-ISCAL)
Conselho de Disciplina
Presidente – Ricardo Costa (Lic. Direito FDUP)
Vogal – Tiago Lima (Lic. Direito FDUP)
Vogal – Francisca Quelhas (UAveiro)
Conselho de Justiça
Presidente – Nuno Rocha (Lic. Direito FDUP)
Vogal – Rui Carvalho (Lic. Direito FDUP)
Vogal – Gonçalo Batista (ULisboa-FDL)