Fases Finais CNU 2014: Coimbra e Minho fazem o BIS!
Já são conhecidos os Campeões Nacionais Universitários deste ano para as modalidades de Basquetebol masculino, de Futebol 11 masculino e de Futsal feminino e masculino.
O jogo de disputa pelo 3º e 4º lugar, no Futsal feminino, foi o primeiro jogo da tarde. A partida foi muito disputada na primeira parte, com a equipa da AAUM a marcar o primeiro golo pela jogadora Cátia Morgado, nos últimos 5 minutos. No 2º tempo, o IPLeiria entrou no jogo à procura do empate, acabando por conseguir com um autogolo de Ana Costa, nº3 da AAUM. Minutos depois, Ana Servolo (IPLeiria) vê o cartão vermelho e a AAUM passa, novamente, para a frente do marcador, com novo golo de Cátia Morgado. A 5 minutos do final do encontro, empate da equipa Leiriense por Ana Correia. A vitória acabaria por pertencer à AAUM, depois de Sónia Ferreira ter marcado o 3-2.
No futsal masculino, a final foi jogada entre a AEISMAI e a AAC, numa partida muito disputada. As duas equipas bateram-se até ao último segundo, com o resultado empatado a duas bolas no final do tempo regulamentar. O jogo seguiu para prolongamento e ambas as equipas voltaram a marcar, obrigando a decidir o vencedor na marca da grande penalidade. O equilíbrio manteve-se nas penalidades, com os coletivos a marcarem 5 vezes para cada lado. No fim, o guarda-redes da Académica defendeu a bola levando a equipa ao 1ºlugar do pódio, algo que não acontecia desde 2008/2009.
A AEFEUP jogou contra o IPV em busca do bronze. Após um primeiro remate de aviso do IPV, que originou uma grande defesa de João Rodrigues, a equipa de Viseu marcou o primeiro golo por André Cardoso. Até ao final do 1º tempo, o IPV ainda rematou ao poste. Na segunda parte, as equipas mantiveram-se equilibradas, acabando o coletivo de Viseu por marcar, por Sérgio Santos. A AEFEUP, mais tarde, reduziu o marcador por Nuno Neves, quando faltavam 6 minutos para o apito final. Contudo, Miguel Andrade voltou a marcar para o IPV, que garantiu o 3º Lugar, ao vencer por 3-1.
No Basquetebol masculino, a AEFEUP e a AAUAv, Vice-Campeã em 2013, encontraram-se para decidir o 3º e 4º lugar. O jogo foi bastante renhido, desde o início da partida, no entanto a AEFEUP esteve sempre à frente no resultado. No final do 4º período, a AEFEUP acabou por sair vitoriosa ao vencer a equipa de Aveiro por um curto resultado: 69-63.
Na final, defrontaram-se as equipas da AAUM e da AEFADEUP, na luta pelo título de Campeão Nacional Universitário. Desde do início da partida, o coletivo da Academia Minhota conseguiu marcar diferença., chegando a estar na frente por mais de 10 pontos. No fim, a AEFADEUP ainda recuperou para 4 pontos de diferença, mas equipa Minhota manteve o controlo do jogo. AAUM garantiu, assim, o 1º lugar no pódio ao vencer por 67-59 a AEFADEUP.
O Estádio Municipal de Gondim recebeu os últimos dois jogos de Futebol 11 masculino. No jogo final, as equipas da AAUM e da AAC mostraram, uma vez mais, o seu talento. Todos os jogadores deram tudo o que tinham para arrecadarem a vitória e se sagrarem Campeões Nacionais Universitárias. A equipa da Academia Minhota marcou dois golos por Rui Silva e Pedro Oliveira, enquanto a Académica de Coimbra meteu a bola na baliza apenas uma vez por Pedro Marques. A AAUM superior ao vencer por 2-1, tornando-se, assim, Bicampeã.
Na luta pelo último lugar do pódio, jogaram a AAUBI e a AEIST. Com muito equilíbrio durante todo a 1ª parte, surgiu uma oportunidade de golo para ambas as equipas que não conseguiram concretizar. O coletivo da Beira Interior inaugurou, entretanto, o marcador com um golo de Rafael Abreu que lhes garantiria a vitória na partida e, consequentemente, o 3º lugar. A bola ainda voltou a entrar na baliza do Técnico uma segunda vez, mas o golo foi invalidado por fora de jogo. Já na 2ªparte, a AEIST começou a controlar o jogo com a AAUBI a jogar em saídas rápidas. O Técnico ainda conseguiu uma oportunidade de golo mas a bola embateu no poste.
Contas feitas, a AAUM venceu no Basquetebol masculino e no Futebol 11, enquanto a AAC conquistou o título no Futsal masculino e feminino.