Portugal Conquista Participação Histórica no Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2024
Comitiva portuguesa alcança 11 medalhas, incluindo 6 de ouro, e faz história no desporto universitário nacional.
Portugal encerrou o Campeonato Mundial Universitário de Canoagem - Montemor-o-Velho 2024, com a melhor participação de sempre, assegurando um total de 11 medalhas, das quais 6 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze. Este feito notável coloca a equipa portuguesa na história do desporto universitário, destacando-se pela excelência e determinação dos estudantes-atletas portugueses.
No último dia de competições, Beatriz Fernandes conquistou o ouro na prova de C1 500 metros, enquanto a dupla Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha garantiu o ouro no K2 500 metros, um objetivo "finalmente" concretizado, depois de em 2022, a dupla ter conquistado a prata na Polónia.
A equipa de K4 500 metros, composta por Iago Bebiano, João Silva, Rafael Oliveira e António Ribeiro, assegurou a prata. Nas provas de maratona, Maria Rei e Tiago Henriques brilharam, ambos conquistando ouro nas suas respetivas categorias de K1.
Fora do pódio, ficaram Ricardo Gonçalves, que terminou em 6º lugar na prova de K1 500 metros, e Ana Rodrigues que ficou em 8º na mesma categoria. A equipa feminina de K4 500 metros, composta por Ana Brito, Maria Gomes, Ana Rodrigues e Maria Oliveira, terminou em 5º lugar. Dora Lemos e Ana Pereira ficaram a um passo das medalhas, terminando em 4º lugar na prova de C2 500 metros.
A dupla Ana Ramos e Beatriz João alcançou o 7º lugar no K2 500 metros, enquanto Tomás Sousa e Diogo Silva terminaram em 8º na mesma categoria. Na prova mista de K2 500 metros, Ana Brito e André Moreira ficaram em 7º lugar, e na categoria de C2 Mix 500 metros, Daniela Braga e Diogo Silva alcançaram a 5ª posição.
Com esta prestação memorável, a comitiva portuguesa encerra o Campeonato Mundial Universitário de Canoagem com um resultado histórico, demonstrando a força do desporto universitário e da modalidade em Portugal e colocando o país em destaque no cenário internacional, terminando na 3ª posição do medalheiro.