U.Porto sagra-se campeã nacional universitária de xadrez em casa
A Universidade do Porto (U.Porto) conquistou, esta terça-feira, o título de campeã nacional universitária de xadrez semirrápidas (equipas). Os portuenses somaram 18 pontos na tabela classificativa, mais três do que a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). A Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico fechou o pódio no terceiro lugar, numa prova que se realizou na sala e-learning do Jardim Botânico da cidade do Porto.
Ao longo de toda a prova, a equipa da invicta não conheceu o sabor da derrota. Rita Santos, da U.Porto, mostrou-se feliz por estar de regresso aos tabuleiros e salientou a competitividade entre todas as equipas. 'Antes havia uma diferença nos vários jogos. Hoje em dia, já não se nota isso e aparecem jogadores que estão já num patamar interessante', disse. Para André Sousa, também da equipa portuense, destacou a boa organização e a passagem para os eventos presenciais. ‘No ano passado só tivemos competições online [nas competições federadas], mas prefiro sempre quando as provas são presenciais. Dá para conhecer e analisar o adversário. O espírito é muito melhor’, referiu.
Para além das equipas medalhadas, estiveram também presentes a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Politécnico de Coimbra e a Associação Académica da Universidade do Minho, num total de cerca de 50 estudantes-atletas que estiveram a participar.
A cerimónia protocolar de entrega de medalhas e troféus contou com o presidente da FADU, André Reis, o diretor do Centro Desportivo da U.Porto, Bruno Almeida, e a pró-reitora para o Desporto da U.Porto, Joana Carvalho.