Academia FADU promove ciclo de formações na Universidade dos Açores
A FADU promoveu este fim de semana um ciclo de formações, direcionadas a dirigentes estudantis, e enquadradas no projeto da Academia FADU. A iniciativa – a primeira neste âmbito realizada de forma presencial -, reuniu cerca de 70 participantes, na ilha de S. Miguel (Açores). No programa do fim de semana foram também incluídas atividades de caráter cultural e gastronómico.
A tarde de sábado arrancou com um painel de cinco dirigentes a falar das iniciativas de desporto informal promovidas nas suas academias. Andreia Fonseca, da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP), Rita Dias, da Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Agronomia (AEISA), Duarte Lopes, da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Henrique Gil, da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), e Wilson Carmo, da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), falaram dos principais eventos que organizam.
O segundo painel - dedicado à carreira dual e ao estatuto de estudante-atleta -, foi constituído por João Caseiro, da Associação Académica de Coimbra (AAC), Diogo Pinto, da Federação Académica do Porto (FAP), Ricardo Nora, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Beatriz Leandro, da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL) e por Manuel Veloso, secretário-geral da FADU. No final de cada painel houve espaço para responder a questões sobre os exemplos apresentados.
O presidente da FADU, André Reis, e o responsável pelo Gabinete de Formação e Desporto para Todos, Nuno Loureiro, apresentaram o projeto dos Jogos Universitários de Portugal, que se enquadra nos desígnios do Desporto para Todos. A iniciativa, que está prevista para setembro deste ano, pretende dar maior visibilidade e servir como atividade aglutinadora entre os diversos eventos desportivos organizados pelos clubes FADU, procurando uma maior prática desportiva junto dos estudantes do Ensino Superior. O modelo equacionado inclui as modalidades de futsal, basquetebol 3x3 e voleibol 4x4, com equipas mistas.
No domingo, a comitiva presente nos Açores participou numa visita pela ilha de S. Miguel, que incluiu ida às Furnas, a prova do tradicional cozido local, e visita ao Parque Terra Nostra. A iniciativa pretendeu proporcionar aos participantes o contacto com a cultura e gastronomia locais, de forma a contribuir também para o desenvolvimento da região.
O fim-de-semana de formações e visita cultural e gastronómica promovido pela FADU em conjunto com a Associação Académica da Universidade dos Açores, teve o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Turismo de Portugal.