Primeira vitória no basquetebol feminino nos Jogos Mundiais Universitários
A Seleção Nacional Universitária Feminina de Basquetebol venceu a Argentina por 68-54. Próximo jogo será frente à Roménia, na quinta-feira.
A Seleção Nacional Universitária Feminina de Basquetebol arrancou da melhor forma a luta pelo nono lugar ao vencer a Argentina por 68-54. O grupo que vai definir a classificação entre o nono e o 12.º lugares conta ainda com Roménia e Eslováquia.
Portugal até permitiu à Argentina chegar à vantagem no primeiro quarto (10-14), mas a reação portuguesa não se fez esperar e ao intervalo já liderava por 28-24. No terceiro quarto continuou o domínio luso (19-8) e a vitória já não escapou até final.
“Sabíamos que ia ser um jogo difícil porque a Argentina tem jogadoras bastante duras e físicas no que toca ao ressalto e à verticalidade para o cesto. Apesar de termos entrado inseguras no jogo, conseguimos controlar o ritmo, o que era muito importante para nós, estivemos muito comprometidas com o plano de jogo, com uma boa energia dentro e fora de campo. E isso no final refletiu-se no resultado”, explicou Mariana Silva, autora de 13 pontos.
No final do jogo, o treinador Ricardo Vasconcelos revelava o sentimento do grupo: “Estamos contentes com o resultado que conseguimos hoje. Estávamos a precisar de uma vitória para ganhar confiança. O grupo vinha de dois jogos bastante equilibrados, mas sem capacidade para reagir às adversidades. E esta vitória pode ajudar a reverter esses momentos.”
Sobre o jogo e o resto da competição: “Sabíamos que íamos ter uma tarefa bastante difícil, mas acabámos por controlar o ritmo do jogo e terminar o jogo com ideias mais claras do que vamos fazer para ganhar. Neste momento, o nosso objetivo é ganhar os próximos dois jogos e conseguir a melhor classificação possível. A partir do momento em que superamos a desilusão de não nos mantermos nos oito primeiros, temos que jogar para o maior número de vitórias e demonstrar a nossa qualidade até final“, finalizou o treinador.
A seleção nacional universitária converteu 16 dos seus 19 lances livres, registou 15 roubos de bola e beneficiou das exibições de Mariana Silva (13pts, 4/6 2P, 7res, 4rb, 1dl) e Ana Faustino (10pts, 3/3 LL, 1rb) para garantir o primeiro triunfo nestes FISU World University Games.
Na próxima quinta-feira voltam a entrar em campo para enfrentar a Roménia.