Competições de Ciclismo estão prestes a arrancar
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Federação Portuguesa de Ciclismo têm em agenda seis provas para a época 2019/2020. Nas diferentes disciplinas – Estrada, Pista, BMX, Downhill, XCO e XCM - ficarão decididos os campeões nacionais universitários, quer no feminino quer no masculino, e ainda os vencedores do troféu coletivo da modalidade.
A época dos estudantes-atletas amantes das pedaladas arranca a 1 de fevereiro, com o Campeonato Nacional Universitário de Ciclismo de Pista, em Anadia. O Campeonato Nacional Universitário de BTT XCO está marcado para Melgaço no dia 1 de março e, no fim do mês, a 28 e 29 de março, na Pampilhosa da Serra, decorre a prova de BTT Downhill. A 4 e 5 de abril é a vez de competir pelo pódio do Campeonato Nacional Universitário de BMX, em Setúbal. A cidade do Sabugal acolhe a prova de BTT XCM a 31 de maio e a prova de Estrada, que encerra a época desportiva da modalidade para os estudantes-atletas universitários, decorrerá em Paredes de 19 a 21 de junho.
De referir que na época passada foi a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) a ganhar o troféu coletivo da modalidade. A Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) ficou em segundo e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) ficou em terceiro. O troféu coletivo decidiu-se a 30 de junho, no Alandroal, após a conclusão do Campeonato Nacional Universitário de Ciclismo de Estrada.
As inscrições dos estudantes-atletas nos Campeonatos Nacionais Universitários deverão ser feitas junto das Associações Académicas ou de Estudantes das universidades, ou na respetiva Instituição de Ensino Superior e serviços desportivos.