Instalações da FADU cedidas para hospital de campanha
O Estádio Universitário de Lisboa, onde está sediada a Federação Académica do Desporto Universitário, será utilizado como hospital de campanha para acolher doentes do Hospital de Santa Maria. O objetivo é disponibilizar mais camas no hospital para tratar os pacientes com covid-19. Parte da sede da FADU, com duas salas, uma zona de refeição, casas de banho e hall de entrada, servirá para uso exclusivo do pessoal médico recrutado para o efeito.
Prevê-se que o hospital de campanha esteja em funcionamento nas instalações do Estádio Universitário de Lisboa durante os próximos três meses, previsão que está dependente do evoluir da situação. O hospital de campanha terá cerca de 500 camas, para tratar pacientes com outras patologias que não a covid-19, e que estejam neste momento nas enfermarias do Hospital de Santa Maria, libertando camas para o possível aumento de casos nos próximos tempos.
'Este é o momento da comunidade do desporto universitário dizer presente ao esforço nacional de combate à covid-19. Tantas vezes os estudantes-atletas contaram com o apoio dos profissionais de saúde, agora chegou a nossa vez de retribuir. Assim que fui contactado pela Universidade de Lisboa e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse imediatamente presente. A FADU estará, naturalmente, ao lado de todos os portugueses neste momento difícil', vincou o presidente da FADU, André Reis.
Até ao momento, Portugal contabiliza 2995 casos confirmados, 22 recuperados, 43 vítimas e 21155 casos suspeitos. Segundo a ministra da Saúde, Marta Temido, estima-se que o pico da epidemia no País seja atingido a meio do mês de abril.