CEU Ténis de Mesa: U.Porto representou as cores portuguesas
Decorreu entre 19 e 23 de junho o Campeonato Europeu Universitário de Ténis de Mesa, onde estiveram presentes os estudantes-atletas da Universidade do Porto a representar Portugal. A equipa portuguesa teve duros confrontos na prova que teve lugar em Genebra, na Suíça.
O primeiro dia foi dedicado à competição de equipas. No feminino, Ana Torres, Sara Costa e Joana Mota tiveram um mau começo, perdendo os primeiros jogos, mas na segunda metade do quadro competitivo recuperaram e venceram todas as provas, conquistando assim o 9º lugar.
No masculino, Jorge Costa, Francisco Fraga e Luís Gomes também não foram logo bem-sucedidos à primeira e acabaram por ganhar apenas um jogo, frente à Universidade de Nottingham, classificando-se em 15º lugar.
Mas longe dos estudantes portugueses desanimarem, porque a competição ainda não ia a meio. Faltavam ainda as vertentes pares e individual de ambos os géneros por jogar.
Na primeira competição, Joana Mota e Sara Costa formaram o par que defrontou a dupla russa e com a qual acabaram por perder e sair logo da competição. O par classificou-se em 14º lugar. Já Francisco Fraga e Jorge Costa chegaram aos oitavos, após vencerem o par do Reino Unido, mas nos oitavos já não conseguiram ser superiores aos polacos, que alcançaram o bronze. O desempenho dos portugueses garantiu-lhes a 10ª posição entre os 31 pares.
Restava assim a competição individual, onde desta vez as meninas foram mais longe. No masculino, todos disputaram apenas um jogo. Luís Gomes e Jorge Costa perderam frente a atletas alemães, um de Hamburgo e outro de Berlim, e o Francisco Fraga cedeu à oposição polaca.
Jorge Costa revelou-se surpreendido pela qualidade dos adversários nesta prova universitária, mas assume que o seu grupo deu “o seu melhor”. “Não estava à espera que o nível fosse tão elevado. Outras universidades levaram atletas que eram de seleção nacional e alguns vão estar presentes também nas Universíadas de Verão, em Gwangju”, afirma. O atleta volta a entrar em prova também nas Universíadas de Verão, que vão decorrer de 3 a 14 de julho.
No último dia de prova, já só se encontravam as meninas em prova, estando as três nos 16-avos de final, após terem cada uma vencido o seu primeiro jogo. Mas das três, apenas Ana Torres passou aos oitavos de final, ao levar a melhor frente à atleta polaca. Nos oitavos-de-final, Ana Torres voltou a encontrar uma atleta polaca mas desta vez não teve a mesma sorte, acabando por perder 3-1.
Para Ana Torres, as portuguesas tiveram “azar nos sorteios, acabando por defrontar atletas que posteriormente chegaram às meias-finais e às finais”. A estudante, assim como Jorge Costa, aproveitou o momento para elogiar a organização deste campeonato.
Estava assim terminada a participação da universidade da cidade invicta no Campeonato Europeu Universitário de Ténis de Mesa.
Fotografias: U.Porto