Oficial: Turismo de Portugal é o novo parceiro da FADU Portugal
Foi assinado o acordo de cooperação entre as partes, num evento que decorreu na Casa do Estudante-Atleta.
O Turismo de Portugal é o mais recente parceiro da FADU Portugal. O acordo de cooperação foi assinado, esta quarta-feira, 10 de janeiro de 2024, pelo Presidente da FADU, Ricardo Nora e Lídia Monteiro do Conselho de Administração do Turismo de Portugal, e visa o apoio à totalidade da atividade internacional da Federação Académica do Desporto Universitário.
A Casa do Estudante-Atleta recebeu várias figuras ilustres, com destaque para a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
O evento iniciou-se com a inauguração do Mural FADU, onde ambos os Secretários de Estado assinalaram o momento com o descerramento da respetiva placa comemorativa.
O mural é da autoria dos artistas Constança Bettencourt e João Margarido, conhecidos como C’Marie e EGrito, e surge como uma celebração do desporto universitário português e de toda a sua história, pautando a sua atuação pela igualdade no desporto, na luta contra a discriminação social e também a desigualdade de género no desporto.
De seguida, decorreu ainda uma visita guiada à Casa do Estudante-Atleta e ao Museu FADU, seguido de um momento de discussão com convidados de excelência, para debater a temática - "A importância da valorização do Turismo Desportivo. O elo de ligação entre o Desporto e o Turismo”, que contou a com a presença de Mafalda Magalhães, Diretora do Museu - FC Porto e Susana Feitor, Presidente da Fundação do Desporto.
Posteriormente, foi apresentado pelo Presidente da FADU, Ricardo Nora, o acordo de cooperação entre as duas entidades, com destaque para uma panóplia de ações previstas alvo de desenvolvimento, entre as quais:
- Utilização da marca – ‘Visit Portugal’ nos equipamentos das Seleções Nacionais Universitárias e respetiva indumentária de passeio;
- Divulgar Portugal através dos vários canais de comunicação e redes sociais, utilizados para promover as atividades e eventos internacionais;
- Com o apoio das Delegações de Turismo nacionais e internacionais, realizar ações de ativação das marcas portuguesas para as mais diversas comitivas;
- Apresentação de vídeos institucionais a promover o Turismo Desportivo Universitário em Portugal;
- Conjuntamente com operadores turísticos especializados, promover ações para a promoção do produto turístico desportivo especializado existente em Portugal;
O dirigente, no decorrer do seu discurso afirmou: “Com esta parceria, a FADU Portugal dá mais um passo no sentido de aumentar a visibilidade da sua marca a nível nacional e internacional, ao juntar-se a uma entidade reconhecida, ao mesmo tempo que fortalece a sua ligação ao país.” Por fim, agradeceu ainda a confiança depositada, mostrando-se otimista relativamente ao sucesso desta parceria.
Discursou ainda, Lídia Monteiro, do Conselho de Administração do Turismo de Portugal, destacando o valor da parceria e o projeto em desenvolvimento, reforçando a importância da captação dos “turistas do futuro” em referência aos estudantes universitários.
Após a intervenção dos representantes de ambas as partes, foi então assinado o protocolo de cooperação, oficializando assim o respetivo acordo.
Para além disso, João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, ao longo do seu discurso destacou o crescimento do país enquanto anfitrião de grandes eventos desportivos internacionais, mencionando a organização do Campeonato do Mundo de Futebol em 2030, entre outros eventos de referência. Paralelamente, assinalou o ano de 2023 como o ano em que Portugal organizou mais eventos desportivos em solo nacional, o que acaba por constituir um enorme motivo de orgulho.
Para culminar a sessão, também o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, evidenciou a relevância e potencial do Turismo Desportivo, com especial realce no setor inerente ao Desporto Universitário, bem como no seu público-alvo. Acrescentou de igual modo, o valor que esta parceria aporta, aferindo que os estudantes-atletas que representam as Seleções Nacionais Universitários serão também eles agora, “embaixadores do turismo português”.