Gil Maia e Vera Vilaça conquistam Nacional Universitário de Triatlo
Gil Maia, da Universidade do Porto, em masculinos e Vera Vilaça, da Universidade Nova de Lisboa, em femininos, são os novos campeões nacionais universitários de triatlo, ao terminarem em 1º lugar da categoria, o Triatlo de Peniche.
O estudante-atleta da Universidade do Porto, Gil Maia, terminou a natação, o ciclismo e a corrida em 59m25, deixando Pedro Gaspar, da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, em 2º, com apenas uma diferença de 21 segundos. A medalha de bronze foi conquistada por Miguel Fortunato, do Instituto Politécnico de Santarém, que terminou a 28 segundos do topo da tabela.
Em femininos, Vera Vilaça, da Universidade Nova de Lisboa, terminou a prova em 1h8m40, relegando Ana Ramos, da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, para o 2º lugar, com 1h9m43. O 3º lugar do pódio foi alcançado por Mariana Talhinas, da Associação Académica da Universidade de Évora, que terminou a 10m57.
No troféu coletivo, a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico conquistou o lugar mais alto do pódio, com a Universidade Nova de Lisboa a ficar com o 2º lugar e a Universidade do Porto, o 3º posto.
O Campeonato Nacional Universitário de Triatlo foi uma prova integrada no Triatlo de Peniche, com organização da Federação Portuguesa de Triatlo e da Câmara Municipal de Peniche, tendo sido disputada em 750m de natação, 21,7kms de ciclismo e 5km de corrida.
Este Campeonato Nacional Universitário de Triatlo foi ainda uma das provas tidas em conta nos critérios de seleção para o Campeonato Mundial Universitário de Triatlo, que se vai disputar em Kalmar, na Suécia, no inicio de Setembro.