EUSA anuncia adiamento dos Jogos Europeus Universitários em Belgrado
A Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) anunciou esta segunda-feira o adiamento dos Jogos Europeus Universitários, que estavam previstos decorrer entre 14 e 27 de julho, em Belgrado. A decisão da entidade europeia está relacionada com o evoluir da pandemia de COVID-19, que um pouco por todo o mundo criou cenários de incerteza na organização dos eventos desportivos.
A quinta edição do evento estava inicialmente prevista para julho de 2020, tendo sido remarcado para cerca de um ano depois. Agora, a EUSA informou – através de comunicado enviado às federações europeias – que, apesar dos esforços da comissão organizadora local, da EUSA e dos vários parceiros, e após ponderada análise, deliberaram não estar reunidas as condições para que o evento na Sérvia decorra em segurança, no período previsto. A EUSA entendeu que ‘tendo a segurança e o bem-estar dos participantes e dos cidadãos do país de acolhimento como prioridade (…) a decisão de não realizar os jogos em Belgrado em julho deste ano é a que melhor salvaguarda o interesse de todos os envolvidos’, fazendo a ressalva de que tenha havido até aqui esperança de que a vacinação e as medidas de precaução pudessem permitir outro desfecho.
A entidade que organiza as competições europeias acredita que ‘com o tempo, a situação irá melhorar e os jogos poderão ser organizados de forma segura e bem-sucedida’, deixando ainda uma nota de agradecimento a todos os que se têm empenhado na organização do evento nos últimos anos. Deixa ainda no ar a possibilidade de os Jogos Europeus Universitários se realizarem ainda este ano.