Portugal conquista cinco medalhas nos Mundiais Universitários de 2018
O Campeonato Mundial Universitário de Triatlo encerrou a participação portuguesa em Mundiais Universitários no ano de 2018. O balanço final é de uma medalha de ouro, uma de prata e três de bronze.
A medalha de ouro foi conquistada por Carlos David Martins, na prova de Downhill – BTT no Campeonato Mundial Universitário que decorreu em Braga.
O ciclismo foi, aliás, a prova de maior sucesso para as cores nacionais, onde Portugal conquistou ainda uma medalha de prata, por intermédio de Daniela Araújo e ainda duas de bronze, por Ana Catarina Moreira e Francisco Pereira, todas elas na variante de Downhill.
Nas modalidades coletivas, o futsal feminino foi a única a conquistar uma medalha, ao vencer a França na atribuição da medalha de bronze, em Almaty, no Cazaquistão.
Fora das medalhas, mas com participações de relevo, destacam-se as Seleções Nacionais Universitárias de andebol, que obteve um 4º lugar, em Rijeka, na Croácia e a de futsal masculino, que obteve igualmente um 4º lugar, no Cazaquistão.
No Mundial Universitário de Canoagem, os estudantes-atletas nacionais marcaram presença em sete finais, enquanto no triatlo, a participação nacional obteve lugares dentro do top30.
Os Campeonatos Mundiais Universitários são promovidos pela Federação Internacional do Desporto Universitário e decorrem de dois em dois anos. Em 2020, Portugal volta assim a participar nestas competições, enquanto em 2019 é novamente ano de Universíadas.