Joana Miranda e Gil Maia são os campeões nacionais universitários de Triatlo
Os estudantes-atletas Joana Miranda, do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) e Gil Maia, da Universidade do Porto (U.Porto) sagraram-se esta quinta-feira campeões nacionais universitários de triatlo. A competição decorreu em Sines.
'Foi uma prova que serviu para ver a minha evolução, sobretudo no meu segmento mais fraco, que é a corrida. Na natação não havia corrente e foi rápida, no parque de transição perdi o sítio da bicicleta e foi um ciclismo duro, principalmente com o vento que se fazia sentir. Na corrida senti-me bem e dei tudo até ao fim, com bons indicadores para as provas que se avizinham', contou Joana Miranda. 'No fim fiquei muito contente com a medalha de ouro, é muito bom representar as cores do IPSantarém e da Escola Superior de Saúde. É um prémio e devem continuar a apostar nestas competições, porque serve como motivação para todos aqueles que conciliam uma carreira de atleta e de estudante no Ensino Superior, algo que não é nada fácil e é de louvar', concluiu a medalha de ouro.
Gil Maia, campeão pela U.Porto, experimentou a sensação de dever cumprido, após a revalidação do título. 'Estou muito satisfeito por mais uma vez conseguir revalidar o título de campeão nacional universitário de Triatlo. Foi uma prova dura e apresentei-me a um bom nível nos três segmentos, e só foi pena não ter conseguido estar na luta pela geral da competição por falta de entendimento no ciclismo. Ainda assim o objetivo de ser campeão nacional foi mais uma vez conseguido', disse, grato pela realização da competição. 'Quero agradecer à FADU pela organização do evento em tempos ainda de pandemia, e também ao Centro Desportivo da Universidade do Porto por me darem condições para poder competir. Infelizmente, em Portugal, continua a ser um enorme desafio competir ao mais alto nível desportivo e conciliar isso com um curso no ensino superior, ainda assim penso que esta vertente desportiva nos ajuda bastante a motivar e continuar a lutar por melhores condições de apoio para os estudantes-atletas'.
A completar o pódio feminino estiveram Carolina Boulhossa, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, que ocupou o segundo lugar, e Joana Tomé da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, que ficou em terceiro lugar. No masculino, João Chagas (IPSantarém) arrecadou a prata e João Bernardo Quirós, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, conseguiu a medalha de prata.
A prova decorreu com a organização conjunta da FADU com a Federação Triatlo de Portugal, no Porto de Recreio de Sines.