Presidente da FADU em almoço com o Primeiro-Ministro
No dia 25 de Abril, Dia da Liberdade, o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, almoçou com 15 jovens ligados ao movimento associativo juvenil e estudantil. Entre os convidados, esteve a Presidente da FADU, Filipa Godinho.
A receção realizou-se no Palácio de São Bento e contou também com a presença do Ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, e do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.
Rúben Alves (FAP), André Machado (AAUL), Bruno Matias (AAC), Filipa Silva (AAUAlg e membro da Mesa da Assembleia Geral da FADU), Joel Pereira (FNESPC), Daniel Monteiro (FNAEESP) e Joana Lopes (CNJ), foram alguns dos convidados deste encontro.
Num breve discurso dirigido aos jovens presentes, o Primeiro-Ministro salientou os valores de liberdade e democracia “que devem ser reinventados a cada dia que passa”.
“Este deve ser um esforço da cidadania mas também daqueles que são mais jovens e que não viveram no tempo da ditadura e do autoritarismo”, afirmou Pedro Passos Coelho.
O Primeiro-Ministro deixou ainda um apelo: “Não deixem de acreditar na vossa capacidade para todos os dias fortalecerem e consolidarem um espirito de liberdade e de cosmopolitismo social e político”.
Filipa Godinho entende que, “numa altura em que se assinalam os 40 anos desde o 25 de Abril, é de saudar o convite e a disponibilidade do Sr. Primeiro-ministro em receber 15 jovens, demonstrando-se totalmente disponível para discutir as várias temáticas levantadas, na sua maioria relacionadas com a sociedade jovem”.
A Presidente da FADU afirma também que este “foi também um momento aproveitado para agradecer, pessoalmente, o apoio dado à candidatura aos EUSA Games 2018, que veio a sair vencedora e na qual o governo, deu, claramente, um suporte muito importante”.
“Este evento vai originar um investimento numa infraestrutura desportiva universitária e é precisamente este tipo de investimento que deve ser sempre incentivado a ser feito em espaços desportivos próximos das universidades. É muito importante que haja cada vez mais esta sensibilidade na rentabilização de espaços desportivos através da utilização da comunidade académica”, concluiu Filipa Godinho.