Fases Finais CNU 2014: Cerimónia de Abertura
No dia 8, à noite, o Pavilhão Municipal da Maia foi palco da Cerimónia de Abertura das Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários.
A presidir a Comissão de Honra estiveram presentes o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, pelo Presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, pela Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Filipa Godinho e pelo Presidente da Federação Académica do Porto e da Comissão Organizadora, Rúben Alves.
Com dezenas de atletas, treinadores, amigos e apoiantes nas bancadas, a Cerimónia começou com a exibição do vídeo de apresentação do maior evento do Desporto Universitário, a nível nacional.
O público contou também com alguns momentos culturais que animaram a noite de todos. A abrir, subiram ao palco as estudantes da Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Porto (TUNAFE). A fechar, foram os Flyer Desportus, um grupo de acrobacia composto por estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que entusiasmaram os presentes com saltos mortais e outras habilidades.
No evento ouviram-se ainda os discursos dos representantes oficiais da Comissão de Honra.
Ruben Alves, Presidente da FAP e da Comissão Organizadora, começou por felicitar as equipas que, ao longo da época, garantiram o apuramento para as Fases Finais. “Agora que aqui estão, espero que os resultados correspondam às vossas expetativas, tendo sempre em conta o respeito, a cooperação e a interajuda para com os adversários”, relembrou Ruben Alves.
Para Filipa Godinho, Presidente da FADU, esta é “a maior festa do Desporto Universitário em Portugal” e, por isso, “a competição deve ser encarada como isso mesmo”. A dirigente ressalvou a importância da parceria com a FAP neste desafio, destacando “o papel ativo que a instituição tem tido nas competições do Desporto Universitário”, de que são exemplo os Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia, do ano passado, e o Campeonato Mundial Universitário da mesma modalidade, que se realiza este verão.
Já Bragança Fernandes, Presidente da CM Maia, realçou as qualidades da cidade sobretudo ao nível das “boas instalações desportivas” e da “taxa elevada de praticantes de desporto”. “A Maia é a cidade que gosta de receber jovens e que hoje vos sorri para que aqui passem uma excelente semana”, concluiu.
Para finalizar, o Secretário de Estado, Emídio Guerreiro subiu ao púlpito e, num discurso curto, deixou patente a mensagem de que “eventos deste género, não só honram a longa tradição da FAP no Desporto Universitário, como dignificam o norte do país”. “Façam destas Fases Finais as melhores da vossa vida porque esta é uma oportunidade única”, esclareceu.
A fechar a Cerimónia, os representantes dos clubes participantes na prova desfilaram pelo recinto, na marcha de abertura oficial do evento.