Armas a postos para o CNU de Esgrima
O Campeonato Nacional Universitário de esgrima já tem data marcada. Os atiradores vão se encontrar no dia 13 de março, no Estádio Universitário de Lisboa, para apurar os próximos vencedores. A prova conta com três armas em disputa - espada, florete e sabre – dividida pela vertente masculina e feminina, não havendo limite de armas por participante.
A edição anterior decorreu há dois anos na capital e reuniu cerca de 20 estudantes-atletas. Catarina Madeira, da Associação Académica da Universidade Autónoma de Lisboa, foi a atiradora mais forte na espada feminina e bateu Maria Alvito, da Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde de Alcoitão (AEESSA), na final. O bronze foi dividido com Rita Marques, da Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT), e Luana Dinis, da Universidade Nova de Lisboa (NOVA).
Na espada masculina, Gonçalo Aires, da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, conquistou o ouro frente a Pedro Valido, da NOVA. Já André Vaz e João Correia, ambos da NOVA, subiram ao terceiro lugar do pódio.
Relativamente à disputa do florete feminino, Marta Caride, da Universidade do Porto (U.Porto), derrotou Sofia Gouveia, também da equipa do Porto, e a fez festa na cidade lisboeta. Maria Alvito, que já tinha conquistado a prata na prova de espada, repartiu o bronze com Helena Afonso, da NOVA.
Com apenas três participantes, José Charréu, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, superou-se a Rui Costa, da U.Porto, no último encontro e garantiu o ouro na capital. Miguel Lajoso, do Politécnico do Porto, sem nenhuma vitória, completou o pódio no terceiro posto.
Quanto ao sabre feminino, Helena Afonso, da NOVA, acrescentou mais uma medalha ao seu historial e levou a melhor frente a Rita Marques, da AAULHT, em partida única.
A fase inicial para a inscrição de atletas e oficiais termina no dia 3 de março. Toda informação pode ser consultada aqui.