CNU’s 2016 Lx: AAUM bisa no Futsal
Ambas as equipas da AAUM triunfaram no Campeonato Nacional Universitário de Futsal. No feminino, o título pertencia ao IPSantarém que, na sua estreia inédita na competição, conquistou logo o ouro. Já no masculino, o Minho já detinha o troféu da época transata.
Na competição feminina, 12 equipas competiram durante três dias para apurarem a campeã nacional universitária. O IPSantarém apurou-se para os quartos e meias-finais sem qualquer derrota, mas foi nesta última etapa que a AAUM decidiu o afastamento das escalabitanas da final (4-1).
A AAUE foi a segunda finalista, com uma derrota na fase de grupos que lhe valeu o 2º lugar do grupo, e afastou nas eliminatórias a AEISMAI (5-4) e a AEISCTE-IUL (1-2). Esta última, juntamente com IPSantarém, entrou em campo no último dia de competição para decidir o 3º lugar. Este foi atribuído à equipa do Politécnico que, com o resultado 5-3, superou os estudantes de Lisboa. A final, entre AAUM e AAUE teve apenas um golo, o da vitória da AAUM que decidiu assim as contas do campeonato.
No masculino, a AAUM chegou à final sem qualquer derrota e com 23 golos marcados. Nas eliminatórias, três jogos necessitaram de recorrer às grandes penalidades para decidir os apurados. A AEFEP, que terminou em 4º lugar, eliminou a AEIST nos quartos-de-final, com o resultado 8-7, após 1-1 no tempo regulamentar. Por perder com a AAUM, por 5-1, nas meias, acabou por disputar o 3º lugar com a AAC, jogo de onde também saiu derrotada por 9-2.
A AAC, por sua vez, tinha já eliminado uma equipa do Porto, a AEFEUP, nos quartos com recurso a grandes penalidades, após 2-2 no tempo regulamentar. Voltou a ter um jogo renhido nas meias-finais, frente à AAUBI, onde o empate a um golo no tempo regulamentar obrigou a que o jogo fosse resolvidos nos penaltys. A vitória foi para o lado da Covilhã que venceu o jogo por 3-1.
O jogo da final, entre as equipas do Minho e da Beira Interior, foi transmitido em direto pel’A Bola TV. A AAUM sagrou-se novamente campeã nacional universitária, ao vencer a AAUBI por 4-0.