Competições universitárias arrancam esta semana
Portugal entrou esta segunda-feira em estado de emergência, até dia 23 de novembro, devido à pandemia de covid-19. As competições profissionais ou equiparadas, onde se incluem as competições sob égide da FADU, estão autorizadas e o Campeonato Universitário de Lisboa de futebol 11 arranca já esta semana.
Segundo a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, ‘os jogos profissionais, ou equiparados a profissionais, podem acontecer porque são atividades profissionais, enquadrados no âmbito das atividades profissionais que podem existir’.
Atendendo às orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e com regulamentos adaptados à nova realidade, arrancam na próxima semana os Campeonatos Nacionais Universitários, com as competições de badminton, ténis de mesa, xadrez e bilhar, que estavam já previstas. As provas decorrerão em Braga, com a organização conjunta entre a FADU e a Associação Académica da Universidade do Minho. ‘O planeamento e organização dos eventos desportivos previstos até final do ano civil tiveram em conta a classificação de risco atribuída pela DGS no dia 25 de agosto, tendo sido dada prioridade às modalidades classificadas de baixo risco’, reforça o presidente da FADU, André Reis.
Esta segunda-feira é dado o pontapé de saída na 1ª divisão do Campeonato Universitário de Lisboa (CUL), na modalidade de futebol 11. A competir estarão estudantes-atletas distribuídos por 12 equipas e serão apurados não só os campeões da região de Lisboa mas também alguns dos finalistas que irão disputar as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, na Covilhã e Fundão. Nas próximas semanas prevê-se ainda o arranque dos CUL de futsal (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino) e andebol (masculino).