U.Porto e IPG conquistam títulos de Futebol 7
As meninas da Universidade do Porto (U.Porto) conquistaram pelo quinto ano consecutivo o título de campeãs nacionais universitárias de Futebol 7, vitória partilhada com a equipa masculina do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
Na prova feminina, oito equipas dividiram-se em dois grupos. No grupo A, a U.Porto foi invencível e com 18 golos marcados e zero sofridos, terminou como líder de grupo. Em 2º lugar do grupo, o IPG venceu os dois jogos restantes, após ter perdido apenas por 1-0 com a U.Porto.
No grupo B, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) também terminou a fase de grupos sem qualquer jogo perdido ou golo sofrido e fez entrar nove, números que lhe garantiu o 1º lugar do grupo e o apuramento para as meias-finais. A equipa do Politécnico do Porto (IPP) acompanhou Aveiro no apuramento, com duas vitórias e apenas uma derrota.
As meias-finais juntaram as equipas da cidade invicta num jogo, que terminou com a vantagem de três bolas para a U.Porto e esta continuou sem sofrer qualquer golo. A segunda meia-final foi muito renhida e o tempo regulamentar não foi suficiente para ver o segundo finalista apurado. Empataram a uma bola e as grandes penalidades deram a vitória à AAUAv por 3-1.
O 3º lugar estava destinado a um dos Institutos Politécnicos. A Guarda levou a melhor sobre o Porto e o resultado 1-3 ditou os detentores troféu do 3º lugar.
A final também se apresentou renhida. A AAUAv conseguiu impedir o registo imaculado de golos sofridos da U.Porto ao contabilizar dois, no entanto não foi o número suficiente para superar os cinco que as campeãs nacionais e europeias marcaram para verem assim o título renovado mais um ano.
No masculino, 12 equipas dividiram-se em três grupos para apurar os quatro semi-finalistas. Com apenas vitórias, o IPG, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) terminaram em 1º lugar dos seus respetivos grupos. A estas três juntou-se a U.Porto que foi a melhor 2º lugar com sete golos marcados e dois sofridos.
As meias-finais colocaram a AAUBI contra a U.Porto e o IPG contra a AAUM. A equipa masculina da U.Porto ganhou o seu jogo com a vantagem mínima (0-1) e a Guarda assegurou uma vantagem confortável sobre o Minho (4-1), estando assim definidas as grandes finalistas da competição.
A AAUBI entrou em campo com a AAUM para a conquista do restante lugar do pódio, mas o grande resultado de 15-2 abriu passagem à equipa minhota para erguer o troféu de 3º classificado.
A final foi renhida e apenas um golo entrou, protagonizado pela equipa da Guarda que se sagrou assim campeã nacional universitária de Futebol 7.
O Campeonato Nacional Universitário de Futebol 7 decorreu entre 17 e 19 de maio, em Faro, com a organização local da Associação Académica da Universidade do Algarve.