Minho de ouro em Kickboxing e Évora em Setas
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) sagrou-se campeã nacional universitária de Kickboxing com a pontuação coletiva de 58 pontos, no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Kickboxing Lowkick realizado no passado sábado, dia 16.
Após a prova de Light Kick, realizada em Braga e inserida no programa das Fases Finais Concentradas dos CNU’s, o Minho voltou a somar mais pontos na prova organizada pela Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE).
Ainda antes de a prova de Lowkick começar, já a AAUM tinha uma vantagem de 18 pontos sobre o 2º lugar, ocupado pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), e de 24 pontos sobre a equipa da casa AAUE.
A equipa do Minho voltou a destacar-se ao vencer dez medalhas – um ouro [Eduardo Machado (-71kg)], cinco de prata [Eduarda Vila-Chã (-56kg), Ivo Pinto (-63,5kg), Pedro Vasconcelos (-75kg), João Ferreira (-91kg) e Diogo Lourenço (+91kg)] e quatro de bronze [David Maciucã e Nuno Falcão (-67kg), Filipe Oliveira (-71kg) e Rui Martins (-75kg)].
Em 2º lugar ficou a AAUBI, detentora do título coletivo da modalidade na época anterior, com os campeões nacionais universitários nas categorias de -91 kg, Claidir Rendall, e de +91kg, Fernando Oliveira, e o 3º lugar nos -81kg por Rui Gondar.
A equipa anfitriã terminou em último lugar do pódio coletivo, mas garantiu ainda três campeões – Ângela Veiga (-56kg), Pedro Henriques (-67kg) e Diogo Farinha (-81kg). Além destes, foi ainda medalhada duas vezes com os atletas Jacinto Romo (-71kg) e Edir Sequeira (+91kg) que terminaram em 3º lugar nas respetivas categorias.
As restantes modalidades foram vencidas pela Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) (Miguel Rocha nos -63,5kg), 4ª classificada no coletivo, e pela Associação Académica de Medicina Dentária de Lisboa (AAMDL) nos -75kg, por Guilherme Oliveira.
Évora vence CNU de Setas
No mesmo dia (16), o Clube Eborense de Bilhar acolhia o CNU de Setas, onde seis atletas representando três clubes procuraram a melhor pontaria em sucessivos jogos de crikete e 501.
No final, o ouro foi para a AAUE pelo atleta Daniel Marques (prata em 2014). Em 2º lugar terminou Tiago Mota da AAUBI e em 3º lugar, Carlos Coxinho, também da AAUE.