CNU Squash: Porto e Aveiro partilham o pódio
A Universidade de Aveiro recebeu a 19 de maio, o Campeonato Nacional Universitário de Squash. Numa organização da Associação Académica da Universidade de Aveiro, a equipa da casa e a U.Porto preencheram os seis lugares do pódio.
Na competição masculina, Rui Soares (U.Porto), Campeão na época 2011/2012, voltou a subir ao primeiro lugar do pódio, depois de vencer o Campeão do ano passado, Miguel Saraiva, da mesma academia, por 3-0.
Já Rafael Ferreira (AAUAv) garantiu a medalha de Bronze ao derrotar o colega João Pires, por 3-0.
No feminino, a grande vencedora foi Sara Neves (AAUAv) ao triunfar, na final, frente a Joana Pinto (U.Porto) por 3-1.
Liliana Pais (U.Porto) fechou o pódio, garantindo o terceiro lugar, depois de uma vitória difícil contra a colega Cristina Costa, por 3-2.
Campeão do Porto e Bicampeã aveirense
Rui Soares da Universidade do Porto e Sara Neves em representação da Associação Académica da Universidade de Aveiro sagraram-se Campeões Nacionais Universitários de Squash.
Rui Soares, que não participou na competição na época passada, afirma que o que o surpreendeu mais neste regresso foi “a melhoria significativa do nível da prática de Squash no feminino”.
O atleta acredita que “ainda é preciso trabalhar mais para atingir uma melhor qualidade no Squash universitário, passando sobretudo por uma melhor divulgação da competição dentro dos próprios clubes”.
“Há atletas federados no ensino superior que, provavelmente, não sabem da existência desta prova e é isso que temos que alterar”, explicou.
Já Sara Neves reforçou a “qualidade alta” das suas adversárias e as “boas condições para a prática de Squash” com dois campos a funcionar em simultâneo.
Estando a AAUAv a “jogar em casa” e sendo o clube com mais praticantes de Squash, Sara Neves refere que este facto deve-se “à boa circulação de informação entre os alunos a Universidade”.
“Espero voltar outra vez para o ano e conseguir ser tricampeã”, concluiu a atleta.