Minho conquista troféu Nacional Universitário coletivo na escalada
O Complexo Desportivo da Universidade do Minho, em Braga, recebeu nos dias 16 e 17 de junho o Campeonato Nacional Universitário de Escalada, que decorreu nas variantes de dificuldade e velocidade.
No dia 16 de junho, decorreu a prova de dificuldade. Em femininos, Emilia Placzek, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, manteve o nível ao longo de toda a prova, superiorizando-se à concorrência. O 2º lugar foi obtido por Ana Rodrigo, da Universidade Nova de Lisboa, conquistou a medalha de prata, enquanto o bronze foi entregue, ex-aqueo, a Karolina Wojtaszek, da AAUBI e a Daniela Oliveira, da AAUM.
Em masculinos, Frederico Gimenez, da NOVA, conquistou 21+ na final e conquistou a medalha de ouro, tendo por perto Lucca Cunha, da Universidade do Porto, que ficou com a medalha de prata. Atrás, mas ainda no pódio, ficou Paulo Fernandes, da academia do Minho, com 17 pontos, na final.
Na variante de velocidade, que decorreu no dia 17 de junho, José Pedro Monteiro, da Associação Académica da Universidade do Minho, superiorizou-se à concorrência para conquistar a medalha de ouro, relegando Paulo Ribeirinho Soares, da Universidade do Porto, para a prata. O 3º posto foi alcançado por José Pinto, da NOVA.
Em femininos, Karolina Wojtaszek, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, bateu Inês Sampaio, do Minho, na final, conquistando assim o topo do pódio. No apuramento do 3º lugar, Joana Rita Pereira, da AAUM, levou a melhor.
Somadas as duas variantes, a Associação Académica da Universidade do Minho conquistou o troféu coletivo, tendo vencido na velocidade e conquistado o 2º lugar na dificuldade. A academia minhota conquistou mais seis pontos do que a Universidade Nova de Lisboa, que conquistou o 2º lugar e mais 32 do que a Universidade do Porto, que ficou com o 3º posto coletivo.
O Campeonato Nacional Universitário de Escalada decorreu nos dias 16 e 17 de junho, em Braga, e contou com a presença de mais de 60 estudantes-atletas. O evento contou com a organização local da Associação Académica da Universidade do Minho.