‘Bola ao ar’ no basquetebol feminino, arrancou o apuramento NCS
A cidade de Aveiro recebeu a primeira jornada concentrada de basquetebol feminino nos últimos dois dias, no Pavilhão Aristides Hall. Cerca de meia centena de estudantes-atletas marcaram presença na competição. Quatro equipas disputaram os lugares de acesso às Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2022, que se vão realizar em Leiria e na Marinha Grande.
A equipa da casa entrou com o pé direito na nova época e manteve-se invicta em todos os jogos. Depois de um primeiro dia vitorioso, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) não conseguiu travar as atuais campeãs nacionais e somou uma derrota no apuramento. Já a Associação Académica da Universidade de Évora alcançou apenas uma vitória frente ao Instituto Politécnico de Castelo Branco, que foi a única equipa a despedir-se da cidade aveirense sem triunfar.
Mariana Machado, ‘rookie’ em competições universitárias pela AAUM, apontou que o objetivo da equipa é chegar às medalhas. ‘Acima de tudo, queremos atingir as Fases Finais e honrar a nossa academia. Vamos dar o nosso máximo para alcançarmos a melhor posição possível e tentar atingir as medalhas. Agora resta-nos trabalhar para os próximos desafios’, assegurou. Já Sofia Meira, da equipa eborense, fez um rescaldo positivo sobre a prestação na competição. ‘Os primeiros jogos foram disputados contra equipas com mais logística, capacidade, força física e visão de jogo. No entanto, mantivemos sempre o foco e a vontade dentro de campo e faremos o nosso melhor para conseguirmos ir às Fases Finais’, garantiu.