NOVA foi a grande campeã de Tiro com Arco Outdoor
A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) foi a grande vencedora do Campeonato Nacional Universitário de Tiro com Arco Outdoor, que decorreu no passado dia 15, com a conquista de seis medalhas em nove e com três campeões nacionais universitários nas vertentes de Recurvo feminino e masculino e de Compound masculino.
Na prova de Recurvo feminino, Maria João Banha (NOVA) manteve-se sempre em vantagem sobre as suas colegas de equipa, quer frente a Daniela Lopes (6-0), quer com Ana Coutinho (6-0). Terminou por isso a prova em 1º lugar, com 303 pontos, mais 74 que a 2ª classificada Ana Coutinho.
A NOVA quase conseguia fazer o pleno no pódio, não fosse Joana Nascimento da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) impedir. Derrotada no confronto com Ana Coutinho nas meias-finais, a estudante-atleta eborense acabou por merecer o bronze ao superar Daniela Lopes na disputa pelo 3º lugar (2-6) e terminou a prova com 211 pontos.
No Recurvo masculino, Carlos Monteiro, da NOVA, alcançou a desejada final após vencer o colega de equipa Micael Beco (6-0), nos quartos-de-final, e Nuno Paulino da Universidade do Porto (U.Porto) (4-6), na meia-final. O derradeiro confronto deu-se frente a José Duro da Associação Académica de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD). O estudante-atleta transmontano já vinha com um currículo de vitórias sobre a NOVA - Miguel Faria (0-6) e Fernando Oliveira (4-6) - mas não foi bem sucedido na final.
O resultado 7-3 foi favorável a Carlos Monteiro que levou assim mais um ouro para o seu clube nesta modalidade. O confronto pelo 3º lugar colocou Nuno Paulino e Fernando Oliveira em campo e, também com o resultado de 7-3, o bronze rumou ao clube de Lisboa.
Por fim, em Compound masculino, João Almeida voltou a erguer a medalha de ouro, conquista com a qual o estudante-atleta da NOVA já está familiarizado. A final deu-lhe a vitória com uma vantagem de cinco pontos sobre Henrique Avelar da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) (146-141).
Eduardo Silva e Carlos Melo, ambos da NOVA, encontraram-se para decidir quem receberia a medalha de bronze, após ambos terem sido batidos pelos finalistas e de Eduardo Silva - que foi o único com adversário nos quartos-de-final - ter vencido João Mendes (NOVA) (77-73). Com 135 pontos, Carlos Melo superou Eduardo Silva (92 pontos) e recebeu a medalha de bronze.
A prova realizou-se nas Caldas da Rainha, com a organização local da NOVA e contou com a participação de 18 estudantes-atletas de cinco clubes.