Mesa Redonda: Importância do Estatuto Estudante Atleta na sua dinamização
No contexto dos Campeonatos Nacionais Universitários de Equipas 2014/2015, a FADU organizou, em parceria com a Associação Académica da Universidade de Aveiro, uma Mesa Redonda sobre o tema “Desporto para Todos - projetos de promoção da prática desportiva e importância do Estatuto Estudante Atleta na sua dinamização”.
O evento, que decorreu no Auditório da Casa do Estudante, em Aveiro, contou com 3 ilustres oradores moderados por Paulo Figueira, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da FADU.
Este foi um momento que procurou a recolha de testemunhos e contributos para integrar a proposta de recomendações para o Estatuto Estudante-Atleta e para o desenvolvimento de ações no âmbito do Programa de Promoção da Prática Desportiva.
O seminário começou com uma sessão de boas-vindas por parte do Presidente da AAUAv, André Reis, seguida da apresentação do tema e respetivos oradores pela Presidente da FADU, Filipa Godinho.
Na mesa estiveram Pedro Oliveira, dos Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro, Nuno Loureiro, ex-coordenador de Desporto da Federação Académica do Porto, e Carolina Pandeirada, Aluna do 3º ano de Bioquímica, praticante de atletismo e considerada a melhor atleta do ano na Gala da AAUAv.
No público, estiveram presentes dirigentes, técnicos e estudantes-atletas que, no final da intervenção dos oradores, tiveram a oportunidade de colocar algumas questões e esclarecer dúvidas.
Durante cerca de 3h foram debatidos diversos tópicos entre os oradores e o público. Pedro Oliveira e Nuno Loureiro deram a conhecer a realidade e as aplicações do estatuto do Estudante-Atleta nas instituições de Aveiro e do Porto, respetivamente.
Já Carolina Pandeirada manifestou a sua opinião do que pode ou deve ser alterado para benefício dos estudantes desportistas.
Entre outros aspetos, a atleta admitiu que conciliar a carreira desportiva com o percurso académico é “um desgaste muito grande e é necessário um esforço extra para gerir o tempo”. Carolina Pandeirada é a 2ª melhor aluna do curso e garantiu que para isso acontecer e para conquistar todas as medalhas que arrecada nas provas do Desporto Universitário foi preciso “abandonar um pouco a vida social”.
Para a atleta, apesar da Universidade de Aveiro “oferecer boas condições”, falta um “acompanhamento mais direto por parte de um treinador, por exemplo, que ajude a motivar nos treinos e dê o apoio necessário a não perder o entusiasmo e a força de vontade”.
Nuno Loureiro, por sua vez, mostrou a realidade das instituições da cidade invicta demarcando os estatutos da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto e da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O antigo coordenador do desporto da FAP realçou que “é urgente combater a disparidade de medidas implementadas nas várias instituições”, afirmando que “os estatutos não são equitativos e estão sujeitos a diferentes interpretações por parte das instituições”.
Já Pedro Oliveira destacou o trabalho feito na Universidade de Aveiro em prol dos estudantes-atletas, realçando que o Estatuto de Estudante-Atleta da instituição “consagra o desporto como um instrumento privilegiado para o desenvolvimento dos cidadãos e como um bem importante para a promoção das instituições, reconhecendo o mérito e esforço da atividade desportiva”.
Pedro Oliveira referiu as condições necessárias para usufruir do Estatuto na Universidade de Aveiro, salientando “o aproveitamento escolar no ano letivo anterior e a presença nos treinos e provas”.
Para os Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro, “quanto melhor for o resultado alcançado pelos atletas, melhores serão os benefícios académicos”.
“O objetivo principal é ter mais e melhores atletas a participar nas provas da FADU”, explicou Pedro Oliveira.
Após a intervenção de cada orador, foram debatidos dois principais tópicos: o historial do atleta deve contar ou não para este usufruir do estatuto? O pagamento parcial das propinas do atleta deve ou não fazer parte dos benefícios do estatuto?
As opiniões dos presentes divergiram sobre o assunto e ambas as questões ficaram em aberto.
Na sequência deste mesmo tema, a FADU organiza no próximo dia 20, contextualizado no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) em Coimbra, um Workshop sobre o “Estatuto Estudante Atleta - perspetivas e regulamentação”. O evento terá lugar no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e será também na perspetiva de reunir recomendações para o Estatuto Estudante-Atleta.