Seis portugueses competem na pista do estádio de Shuangliu em Chengdu

Décio Andrade, da Universidade de Miami, Eliana Bandeira e Evelise Veiga, ambas do Politécnico de Leiria, João Coelho, da Universidade de Lisboa, Mariana Machado, da Universidade do Minho, e Nuno Pereira, da Universidade da Madeira, são os estudantes-atletas eleitos para representar Portugal no regresso das Universíadas, agora designados de Jogos Mundiais Universitários (JMU).

 

 

 

Na viagem para a China, os atletas portugueses levam um histórico muito positivo do medalheiro português neste evento multidesportivo, na modalidade de atletismo. No total, foram conquistadas em universíadas nove medalhas de ouro, outras tantas de prata, e cinco de bronze, as duas últimas conquistadas na última participação, pela única repetente na convocatória, Evelise Veiga. A atleta do Politécnico de Leiria (P.Leiria) está a licenciar-se em Gestão e volta a ser chamada para representar Portugal, depois de em 2019 ter competido em Nápoles, onde conquistou o ouro no triplo salto e a prata no salto em comprimento. Em Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) soma duas medalhas de ouro no salto em comprimento, na pista ar livre (2019) e na pista coberta (2022). Este ano, volta a competir nas duas disciplinas.


Também do P.Leiria, Eliana Bandeira é estudante de Solicitadoria na Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Está convocada para representar Portugal em Chengdu e, quem sabe, juntar mais uma medalha ao seu medalheiro pessoal da secção desporto universitário. A atleta dos lançamentos soma, desde a época 2017/2018, quatro títulos de campeã nacional universitária (peso) e um de vice-campeã (disco), em provas ao ar livre e em pista coberta. Irá competir no início de agosto, e, sem falsas modéstias, confessou que estava confiante nesta chamada e agora quer ser feliz na prova. ‘Espero usufruir ao máximo, dando o meu melhor. Já ouvi alguns colegas dizer que é uma experiência única, quase como uns jogos olímpicos, mas com um ambiente diferente. Vou com um objetivo em mente, mas quero aproveitar o processo que a competição irá proporcionar dentro e fora da pista’. A atleta, que obteve a marca de qualificação (que é também recorde pessoal) já este ano, no CNU Atletismo pista ar livre, em Viana do Castelo, segue para os JMU com um percurso positivo na bagagem. ‘A época está a correr bem e vou continuar focada e a confiar no trabalho que estou a fazer com o meu treinador’.


Décio Andrade é atleta de lançamento do martelo e está na comitiva do atletismo. Está no mestrado em Análise de Negócios (M.S. Business Analytics) na Universidade de Miami, nos Estados Unidos. ‘Esta era a minha última oportunidade de participar nestes Jogos e por isso recebi a notícia com grande satisfação, era um dos objetivos que tínhamos traçado no início da época’. Agora diz esperar um alto nível competitivo `à semelhança do que se vive nos NCAA's’, mas diz acreditar que seja ‘possível alcançar o pódio’.


João Coelho, competiu pela Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura (AEFA) no último Campeonato Nacional Universitário de Atletismo pista coberta e saiu de lá com o título de campeão universitário nos 400m planos, disciplina em que vai competir na China. É estudante de design e preencheu mais uma vaga na próxima ‘Universíada’, conquista que já tinha como ‘expectável’ e contemplada no seu plano de trabalhos para a época desportiva. ‘Será uma experiência nova para mim, nunca estive numa prova destas e é sempre bom representar Portugal’. João espera ser mais rápido do que toda a concorrência e disso… não faz segredo. ‘A minha real ambição é ganhar a prova, mas se não for possível… uma medalha’.


A estudar para no futuro exercer Medicina, Mariana Machado é outra das atletas com os dois pés em Chengdu. Estudante-atleta pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) nas provas nacionais, tem no currículo três medalhas de ouro no corta-mato, uma de ouro nos 3000m planos, um bronze nos 800m planos e uma prata nos 1500m planos. Vai representar Portugal na disciplina de 5000m. Na mesma disciplina vai também competir Nuno Pereira, da Universidade da Madeira, que frequenta a licenciatura em Educação Física e soma uma medalha de ouro nos 3000m planos, no CNU de atletismo pista coberta.


As provas de atletismo nos Jogos Universitários Mundiais FISU Chengdu 2021 serão realizados de 1 a 6 de agosto no Shuangliu Sports Centre Stadium. Serão entregues 50 medalhas de ouro, distribuídas pelas dezenas de disciplinas em que haverá competição.

 

A convocatória pode ser consultada aqui

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?