Campânia acolhe encontro de chefes de Missão Nápoles 2019
A três meses do arranque da 30.ª Universíada de Verão, que este ano decorre nas regiões da Campânia e Nápoles, cerca de sessenta chefes de missão das 124 federações universitárias que estarão presentes na competição, em julho, reúnem-se por estes dias em solo italiano. A Missão Portuguesa está representada pela chefe da comitiva, Susana Feitor, e pelo responsável do departamento Internacional da Federação Académica do Desporto Universitário, Marco Oliveira.
Na manhã desta quarta-feira, os chefes das delegações dos vários países foram recebidos por várias entidades locais, entre elas o presidente da Região da Campânia, Vincenzo De Luca. ‘Queríamos muito que a Universíada se realizasse aqui e por isso fizemos um esforço enorme, investindo de forma direta e indireta cerca de 270 milhões de euros para promover a imagem de Nápoles e da Campânia, um território rico culturalmente e com muitos tesouros artísticos, nomeadamente Pompeia. Temos a certeza de que a Universíada será um grande sucesso’, referiu o autarca, acrescentando que durante a competição será homenageado Pietro Mennea, no quadragésimo aniversário do recorde mundial de 200 metros estabelecido pelo velocista italiano na cidade do México.
Em contagem decrescente para um dos maiores eventos do desporto universitário, também o comissário Gianluca Basile deixou garantias: ‘Estamos a trabalhar arduamente para mostrar a melhor face da Campânia e de Nápoles. Os jovens da nossa terra terão a possibilidade única de intercâmbio com estudantes universitários de todo o mundo’.
O presidente da Câmara Municipal de Nápoles, Luigi De Magistris, sublinhou que Nápoles e a Campânia estão prontas para oferecer o que de melhor têm: ‘humanidade, beleza, cultura e hospitalidade’. Em resposta, o presidente da International University Sports Federation (FISU), Oleg Matytsin, reforçou a notória ‘vontade política para fazer uma Universíada de grande sucesso’ e reconheceu o caminho já percorrido. ‘Nos próximos meses haverá trabalho a fazer, mas muito já foi feito’.