"Operação Mundial" já arrancou em Montemor-o-Velho
A Seleção Nacional Universitária já iniciou o estágio de preparação para o Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2024. Rui Fernandes, um dos treinadores nacionais, realizou o balanço dos trabalhos até ao momento.
Em preparação para o Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2024 (que vai decorrer de 21 a 24 de agosto, em Montemor-o-Velho), a Seleção Nacional Universitária já iniciou o estágio de preparação para a competição.
A comitiva portuguesa, que conta com 32 estudantes-atletas convocados, já se encontra em estágio desde o dia 14 de agosto, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho. Os 'trabalhos' decorrem até ao próximo dia 18 deste mês.
Rui Fernandes, um dos treinadores nacionais universitários, faz um balanço positivo da preparação 'lusa' rumo ao Mundial. "A preparação tem corrido bem, dentro daquilo que era esperado. Trata-se de uma equipa já bastante "rotinada" neste tipo de ambientes. Grande parte destes estudantes-atletas já compete em provas pela Federação Portuguesa de Canoagem, seja Europeus ou Mundiais, pelo que as rotinas já estão criadas e o ambiente, esse, é sempre positivo." afirmou.
Ainda sobre o estágio de preparação, Fernandes afirma que "os atletas estão com vontade e está tudo a correr extremamente bem."
Na última edição da competição, em 2022 (Polónia), Portugal conquistou oito medalhas. Desta vez, a "competir em casa" e com uma comitiva maior, as expectativas são elevadas, mas o treinador português deixa o alerta: "Os responsáveis federativos já lançaram o desafio de pelo menos, igualar a participação de 2022, com as oito medalhas. Existem nuances relativamente à última participação." afirmou. "O calendário competitivo mudou consideravelmente e são cerca de 25 equipas a participar neste Campeonato do Mundo e na participação anterior eram 18, pelo que o nível vai ser certamente superior."
Apesar de cauteloso, Fernandes deixou uma garantia: "A equipa vai se apresentar confiante, com ambição e, não garantindo medalhas, podemos garantir que tudo faremos para dignificar as cores do nosso país."
Natural de Coimbra, e já com uma vasta experiência a nível nacional e internacional na modalidade e no contexto universitário, o treinador mostrou-se orgulhoso pela oportunidade de puder participar na competição, desta vez, enquanto treinador, depois de ter estado também em 2016 (noutras funções). "É uma oportunidade que me enche-me de orgulho. Tudo faremos, e tudo farei para poder dignificar Portugal e o distrito nesta participação."
Para saber mais sobre a competição, visite www.canoesports2024.fisu-events.com. Poderá acompanhar tudo sobre a SNU de Canoagem através das Redes Sociais da FADU Portugal.