Estão entregues as Bolsas de Educação FADU/Jogos Santa Casa
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e os Jogos Santa Casa levaram a cabo a cerimónia de entrega das Bolsas de Educação, onde foi reconhecido o talento e o mérito a quinze estudantes-atletas. O reconhecimento vem atestar o bom desempenho académico e desportivo na época e ano letivo 21/22.
Presentes no evento – apresentado por Pedro Pinto – estiveram doze dos quinze homenageados, das modalidades de futebol 7 e natação (que representaram os seus clubes FADU nos Jogos Europeus Universitários), de canoagem, futsal e voleibol de praia (que representaram Portugal nas Seleções Nacionais Universitárias).
A abrir as hostes da cerimónia esteve a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ana Jorge, que reforçou a iniciativa como sendo ‘uma missão dos Jogos Santa Casa' e ‘um contributo para o desenvolvimento pessoal de cada um dos atletas' ali presentes.
Por sua vez, o presidente da FADU, Ricardo Nora, começou por parabenizar os homenageados e referir que ‘é uma honra tê-los como embaixadores de Portugal'. 'É com grande satisfação que podemos voltar a ter esta cerimónia presencial. Estes atletas conseguiram os melhores resultados de sempre para o desporto universitário português e através da atribuição destas bolsas, a FADU e os Jogos Santa Casa valorizam a prossecução da vertente académica e desportiva'. Ricardo Nora terminou o seu discurso, fazendo referência ao facto de as estudantes-atletas estarem em maioria. 'O desporto não conhece limites de género'.
Também o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vitor Pataco, teve intervenção no momento simbólico. 'O estatuto do estudante-atleta foi importante para sensibilizar os professores das escolas e das universidades. Conciliar ambas as carreiras é motivo de orgulho. E deixo nota de louvor aos que criam condições para esta aceitação cada vez mais expressiva e que resulta na promoção destas duas vertentes em simultâneo'.
Na sua intervenção, já na parte final da cerimónia, o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, referiu que o 'o ministério valoriza muito tudo o que faça afirmar a identidade dos estudantes do ensino superior, seja desporto, voluntariado ou dirigismo...', destacando o valor de todos os homenageados.
A cerimónia terminou com a habitual fotografia de família. De referir que cada vencedor ganhou uma bolsa no valor de 800 euros.