FADU preparada para o "tiro de partida" da temporada 2018/19
O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, dirigiu na Sexta-feira uma mensagem aos clubes FADU, como “tiro de partida” para a temporada desportiva nacional de 2018/2019. A reorganização desportiva da FADU e a qualidade dos eventos são os pontos-chave para a temporada que está prestes a começar.
Na missiva dirigida aos clubes que participam nas competições nacionais universitárias, Daniel Monteiro começou por deixar uma palavra sobre uma temporada de “2017/2018 que foi de facto muito intensa”, com “mais de 300 títulos nacionais atribuídos, em 51 modalidades. Estivemos com organizações em 11 distritos e proporcionámos a cerca de 8500 atletas atividade competitiva no desporto universitário”, acrescentando que, “foi graças ao empenho e comprometimento dos nossos clubes e à capacidade dinamizadora e de participação, que a FADU foi novamente distinguida com o galardão de federação nacional de desporto universitário mais ativa da Europa”.
Já com as agulhas viradas para a nova temporada de 2018/2019, que começa na Segunda-feira, dia 29 de outubro, com o Campeonato Nacional Universitário de Ténis equipas, em Coimbra, o presidente da FADU deixa a garantia de que esta será, “uma época cuja melhoria da qualidade das nossas organizações nacionais é uma prioridade”, passando por uma maior proximidade das federações desportivas e uma maior cooperação com as organizações locais.
Na missiva enviada aos clubes, a FADU deu ainda conta do reforço e da reestruturação do Departamento Desportivo, “nomeando um novo Diretor Desportivo para a atividade nacional, com competências e autonomia alargadas, liderando um Departamento Desportivo com ambições e objetivos renovados, que estará mais próximo dos nossos clubes, imprimindo uma nova dinâmica organizativa e melhorando a qualidade organizativa dos Campeonatos promovidos pela FADU”.
Daniel Monteiro destacou ainda a aposta no setor internacional, num ano de Universíada, em Nápoles, que “continuará incumbido de profissionalizar a organização, preparação e apoio à Chefia da Missão Portuguesa à Universíada de Nápoles 2019”, que será anunciada também dentro de pouco tempo.
Lançados que estão os dados, tudo está pronto para o inicio da temporada desportiva nacional, que começa em Coimbra, passa por Nápoles, para as Universíadas e termina com os Campeonatos Europeus Universitários de Futsal e Basquetebol 3x3, em Braga e no Porto, respetivamente.