FAL vence candidatura à organização dos CNUs 2016
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) anunciou esta semana a decisão de entregar à Federação Académica de Lisboa (FAL) a organização das Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2016. A federação lisboeta concorria contra o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e a escolha acabou por cair sobre a capital portuguesa.
A presidente da FADU, Filipa Godinho, afirma que “há uma grande expectativa por parte da direção da FADU do legado que o evento pode deixar na comunidade académica de Lisboa, numa organização que privilegia o forte envolvimento e liderança dos estudantes, mantendo, ainda assim, um forte suporte institucional de várias instituições de ensino superior locais."
Para o presidente da FAL, André Pereira, esta é “uma vitória histórica. Trazemos pela primeira vez as Fases Finais Concentradas dos CNU’s para Lisboa”.
A candidatura da FAL surge no seu primeiro ano de existência. Fundada a 20 de novembro de 2014, a sua direção ambicionou e candidatou-se ao evento que marca a época desportiva a nível nacional.
“Lisboa tem infraestruturas e uma capacidade para acolher este evento que poucas regiões no país têm. Neste primeiro ano, um dos objetivos era trazer esta prova para Lisboa, não só porque faz todo o sentido, dado ter a maior universidade do país e o maior número de estudantes, mas também porque a própria cidade precisa deste tipo de iniciativas”, explica o dirigente.
Segundo o também presidente da Comissão Organizadora dos CNU’s 2016, este evento serve “para aproximar as estruturas e valorizar a cidade”.
A candidatura contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Universidade de Lisboa (U.Lisboa), do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL), do Instituto Politécnico de Lisboa (IPLisboa), das Juntas de Freguesia de Benfica e das Avenidas Novas, da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL) e da Federação Académica do IPL (FAIPLisboa).
Os CNUs vão realizar-se em abril de 2016.