Órgãos Sociais da FADU Portugal eleitos para o Mandato 2024-25
A lista A, encabeçada pelo atual presidente da FADU Portugal, Ricardo Nora, foi eleita por unanimidade.
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) realizou, esta terça-feira, 15 de outubro, as eleições para os seus órgãos sociais, referentes ao mandato de 2024-2025. As eleições contaram com a participação ativa das associações académicas e de estudantes de todo o país, que exerceram o seu direito de voto para eleger os representantes que irão liderar a federação no próximo ciclo de governação.
Com apenas uma lista a sufrágio (Lista A), encabeçada pelo atual Presidente, Ricardo Nora, a Assembleia Eleitoral decorreu com normalidade e sem perturbações ao longo do dia.
Lista A
Assembleia Geral
Presidente: Pedro Longo
1º Secretário: Ivan Svac
2º Secretário: David Matos
Conselho de Disciplina
Presidente: João Maria Dias
Vogal: Gonçalo Gaspar
Vogal: Pedro Costa
Conselho de Justiça
Presidente: Simão Chaves
Vogal: Lourenço Vieira
Vogal: Hugo Almeida
Conselho Fiscal
Presidente: Pedro Gonçalves
Vogal: Beatriz Medela
Vogal: Daniela Fernandes
Direção
Presidente: Ricardo Nora
Administrador: Francisco Garcia
Vice-Presidente: Diogo Salgado Braz
Vice-Presidente: Sofia Jarreta
Vice-Presidente: Sérgio Pereira
Vice-Presidente: Ana Mafalda Caetano
Vice-Presidente: Paulo Judite
Vice-Presidente: Leonor Peixoto
Vice-Presidente: João Alves
Após ser reeleito, Ricardo Nora abordou o processo eleitoral: “Esta reeleição é um sinal claro de confiança no projeto que temos desenvolvido. Este é um momento único que temos para promover e tornar o desporto universitário em Portugal cada vez mais relevante." afirmou.
O dirigente clarificou ainda algumas dar prioridades para o próximo mandato: "Depois de dois anos à frente desta estrutura que regula e organiza o desporto universitário, sinto que ainda há um contributo para dar à FADU e que ainda há trabalho para fazer. Aproximarmos cada vez mais a FADU às Associações de Estudantes e Instituições de Ensino Superior, a maior acessibilidade a todos os níveis da prática desportiva no ensino superior e uma maior capitalização do público e de financiamento para o setor têm de ser algumas das prioridades.”
A Tomada de Posse dos eleitos está agendada para o início de novembro de 2024, marcando o início de um novo ciclo de atividades e projetos focados no desenvolvimento e promoção do desporto universitário em Portugal.
A nova direção tem o desafio de continuar a fortalecer o papel da FADU enquanto entidade responsável pelo fomento do desporto no meio académico, com especial atenção à organização de competições, promoção de iniciativas inclusivas e parcerias estratégicas, tanto a nível nacional como internacional.