CNJ: Campanha 100% Zero
O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) apresentou publicamente, no dia 27, a Campanha 100% Zero. O evento conta com a parceria da FADU, da European Medical Students Association (EMSA), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
A presidir a cerimónia, na mesa de oradores, estiveram Sara Lopes, membro da direção do CNJ, Vanda Guerra, Vice-Presidente da FADU, Raúl Melo do SICAD, Conceição Pereira em representação do IPDJ e Sofia Ribeiro, via videoconferência, do EMSA.
Simão Ribeiro, Deputado da Comissão Parlamentar da Saúde da Assembleia da República, Manuel Ribeiro Cardoso, Subdiretor Geral do SICAD e uma representante dos Serviços da Direção Geral de Educação, foram algumas das personalidades que fizeram questão de estar presentes na apresentação.
Esta campanha tem como principal objetivo a sensibilização dos jovens menores para os efeitos nocivos do consumo do álcool e a promoção do debate sobre a nova lei do álcool, com enfase na idade mínima legal para o consumo de bebidas alcoólicas.
A campanha insere-se no Projeto Europeu Triangle coordenado pela Alcohol Policy Youth Network (APYN) e financiada pelo Programa Juventude em Ação.
Esta é uma iniciativa piloto que pretende criar um espaço de partilha de boas práticas e aprendizagem entre três países Europeus (Portugal, Lituânia e Eslovénia), no âmbito da política e consumo nocivo do álcool.
O CNJ, enquanto plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abraçou este projeto de forma a dar continuidade ao trabalho desenvolvido, tanto a nível nacional como europeu, para a promoção dos estilos de vida saudáveis.
O Conselho Nacional tem vindo a desenvolver, desde 2011, em parceria com a FADU e as associações de estudantes do ensino superior, o projeto ComSUMOS Académicos, para a promoção de estilos de vida saudáveis, especificamente, na área da prevenção do consumo nocivo de álcool e promoção do desporto e exercício físico no ensino superior.
Neste seguimento, a entidade considerou também importante intervir ao nível da camada mais jovem da sociedade nas questões sobre esta temática, criando, por isso, a Campanha 100% Zero.