CNU Badminton Pares: ouros divididos por Coimbra, Lisboa e Minho
Os três ouros do Campeonato Nacional Universitário de Badminton Pares foram entregues aos estudantes-atletas da Associação Académica de Coimbra (AAC), no misto, da Universidade de Lisboa (ULisboa), no masculino, e da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), no feminino.
No feminino, Rita Amaral e Joana Amaral, da AAUM 1, chegaram ao topo do pódio depois de três vitórias, por 2-0, sobre a Universidade do Porto (U.Porto) e uma primeira ronda sem adversários. Rita Santos e Diana Figueira, da U.Porto 3, também “folgaram” na primeira ronda, entraram em força frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro 1 (AAUAv) e asseguraram a presença na final com uma vitória sobre a Maria Rodrigues e a Catarina Mendonça da ULisboa (2-1). A derrota com a dupla minhota deu-lhes a prata.
A U.Porto 1 foi a responsável pela primeira derrota da dupla da AAC 1. Com o resultado 0-2, Rita Dias e Ana Santos passaram para o quadro dos vencidos, onde foram imbatíveis nos três jogos seguintes. Na disputa pelo 3º lugar, a dupla de Coimbra voltou a encontrar Inês Lorga e Gabriela Pereira da U.Porto 1, que tinham sido desviadas do caminho para o título pelas campeãs da AAUM 1, mas desta vez o desfecho foi diferente e a AAC 1 chegou ao pódio.
Na competição masculina, a dupla Tomás Nero e Ângelo Silva (ULisboa) chegou à final sem qualquer set perdido. Miguel Pinto e Rui Mendes, da AAC 1, foram os segundos finalistas, sem qualquer derrota, mas com uma terceira ronda mais disputada frente à AAUM 1 (2-1). A final, entre a capital e a “cidade dos estudantes”, deu a vitória clara a Tomás Nero e Ângelo Silva (2-0).
Ruben Vieira e Hugo Martins, da AAUM 1, foram afastados pelos vice-campeões na 3ª ronda, mas, na disputa pelo 3º lugar, venceram a dupla da U.Porto 1, Guilherme Pereira e João Sousa, por 2-1.
No segundo dia de prova, dedicado aos pares mistos, a AAC 1 defrontou a U.Porto duas vezes e a AAUM uma, até alcançar a final frente à ULisboa2. Esta, que já tinha derrotado duas equipas da AAC e uma da U.Porto, estava por isso motivada a confirmar o ditado popular “não há duas sem três”. Mas Miguel Pinto e Rita Dias (AAC) não permitiram essa vitória e, com o resultado 2-1, sagraram-se campões nacionais universitários. Ângelo Silva e Catarina Mendonça (ULisboa) terminaram em 2º lugar.
A disputa pelo 3º lugar acabou por se dar entre equipas dos mesmos dois clubes. Rui Mendes e Ana Santos (AAC2) e João Sousa e Anny Costa (ULisboa1) foram imbatíveis durante quatro rondas de vencidos, mas neste último jogo só um poderia vencer. Com dois sets ganhos, a dupla da ULisboa acabou por ser quem subiu ao pódio.
O CNU de Badminton Pares decorreu nos dias 15 e 16 de fevereiro, em Aveiro, com a organização local da AAUAv. Desta modalidade resta ainda a competição individual que terá lugar, em maio, em Braga no âmbito dos CNU’s Concentrados Individuais, com a organização local da AAUM.