Portugal garante várias finais no remo
No terceiro dia dos Jogos Europeus Universitários, o destaque vai para o grande número de atletas portugueses nas finais de remo. A atleta Joana Branco, da Universidade do Porto, qualificou-se na categoria LW1x e os atletas Eduardo Sousa e Tomás Barreto, da AAC/Universidade de Coimbra, em LM2x, categoria que terá ainda uma segunda equipa, também da AAC/UCoimbra, composta pelos irmãos Dinis Costa e Afonso Costa. Em M4-, competirão a Universidade do Porto e a AAC/Universidade de Coimbra. Inês Oliveira e Joana Branco, da Universidade do Porto, vão remar em LM2x. Por fim, em LM1x, vão competir na final dois atletas, Carlos Cruz, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Ricardo Russo, da Universidade de Lisboa/AEFA.
A AAC/Universidade de Coimbra perdeu, em basquetebol 3x3 masculino, perante a Universidade de Pitesti, por 20-14. Contudo, frente aos compatriotas do Politécnico do Porto/AEISCAP, os conimbricenses venceram com o resultado 12-7. A Universidade do Porto saiu derrotado do primeiro embate do dia, contra a Universidade de Goettingen (21-15) mas venceu a Universidade do Norte da Croácia, com o resultado expressivo de 22-2. Os rapazes da Universidade do Minho/AAUM perderam ambos os jogos do dia frente à Universidade de Rouen (22-12) e à Universidade de Viena (21-12). O Politécnico do Porto/AEISCAP saiu derrotado no embate com a Universidade de Pecs, por 13-6. No campo feminino, a AAC/Universidade de Coimbra perdeu os dois jogos que disputou perante as russas da Universidade Volga Region (19-7) e as húngaras da Universidade Szechenyi Istvan (11-6). As aveirenses (UAveiro/AAUAv) venceram a Universidade Volga Region, por 10-7
Relativamente ao badminton, o atleta João Fernandes, da AAC/Universidade de Coimbra, venceu a primeira partida do dia frente ao ucraniano Mykhaylo Makhnovskyy (2-1), do Instituto Nacional Técnico da Ucrânia, mas acabou por perder o segundo embate contra Tim Herbruggen, da Universidade Católica de Leuven, por 2-0. Os colegas Pedro Pedroso e Marcelo Ribeiro perderam os jogos que disputaram, contra Valentin Berra, da Universidade de Berna (2-0) e o francês Romain Meyniel, da Universidade de Paris (2-0). Da Universidade Nova de Lisboa, Ricardo Eduardo perdeu contra Dirk Terpstra (2-0) e Vasco Martins fez o mesmo resultado frente a Lennart Bijkerk, ambos da Universidade de Nijmengen. Marco Jorge, da Universidade de Lisboa, venceu o primeiro jogo (2-0) perante Zaven Mnatsakanyan, da Universidade Politécnica da Arménia mas acabou por perder com Dominik Butikofer, da Universidade de Berna, pelo mesmo resultado. Bruno Carvalho, também da ULisboa, venceu Dirk Terpstra numa partida que terminou 2-0.
Nos singulares femininos, as atletas da AAC/Universidade de Coimbra perderam os jogos que disputaram, todas pelo resultado de 2-0. Jogaram Inês Medeiros, Gabriela Simões e Ana Rita Dias que saíram derrotadas, respetivamente, por Serena Midha, Lilian Yang (Universidade de Nottingham) e Anne Klyve (Universidade de Oslo). A atleta da Universidade de Lisboa, Patrícia Estrompa venceu o primeiro jogo, frente à lituana Ieva Senzikaite (2-1) mas perdeu o segundo embate contra Vladyslava Lisna, do Instituto Nacional Técnico da Ucrânia (2-0). Já a Maria Chang, da Universidade Nova de Lisboa, venceu, por 2-1, Dora Dragcevic, da Universidade de Zagreb.
Na categoria de pares mistos, as duplas da AAC/Universidade de Coimbra perderam todos os jogos disputados hoje, pelo resultado de 2-0. Competiram as duplas Barroso/Simões, Ribeiro/Medeiros e Mendes/Dias, que saíram derrotadas, respetivamente, face à Universidade Politécnica da Arménia e às duas duplas da Universidade de Nijmengen.
Em pares masculinos, a AAC/Universidade de Coimbra perdeu ambas as partidas que disputou, com Mendes/Ribeiro a sair derrotado do embate contra a Universidade de Paris (2-0) e Pedroso/Fernandes, a perder com a Universidade de Nijmengen (1-2). Já a dupla feminina Lopes/Rodrigues, da Universidade de Lisboa, venceu, por 2-0, a Universidade de Paris, assim como Dias/Simões, da Universidade de Lisboa, que bateram uma dupla da Universidade de Hamburgo por 2-1.
No ténis de mesa, o atleta João Neves, da Universidade do Porto, venceu o primeiro embate do dia, contra o polaco Piotr Cyrnek da Univesidade de Rzeszow (3-2) mas acabou por perder, por 3-0, o jogo contra Addullah Yigenler, da Universidade turca de Nisantasi, falhando assim o apuramento para as meias finais de singulares. No quadro feminino, Raquel Andrade ainda deu esperança à Universidade do Porto, ao vencer a alemã Haike Zhang, por 3-1, mas acabou por perder com Anna Blazhko, da Universidade de Kazan, por 3-0, falhando igualmente a passagem às meias-finais. A colega Margarida Matos saiu igualmente derrotada, por 3-0, por Katarzyna Nowocin, da Universidade de Varsóvia. Nas duplas masculinas, a Universidade do Porto perdeu as duas partidas do dia, perante Universidade Tecnológica de Rzeszow (3-0) e a Universidade de Gothenburg, da Suécia (3-0), verificando-se o mesmo cenário nas duplas femininas que saíram derrotas frente às polacas da Universidade de Juan Dlugosz (3-0) e as holandesas da Universidade de Wageningen (3-1). O estudante-atleta de ténis de mesa adaptado, Bruno Araújo, do Instituto Politécnico de Setúbal/AAIPS, saiu derrotado no embate contra o polaco Hubert Morusiewicz, por 3-0.
No andebol, as más notícias chegam do lado masculino com a derrota da Universidade do Minho/AAUM frente à Universidade Aix-Marselha, por 28-23, que retirou os minhotos das meias-finais da competição. A AAC/Universidade de Coimbra perdeu também o jogo que disputou, contra a Universidade de Basileia, por 34-27. No feminino, houve embate luso que terminou com a vitória significativa da Universidade do Porto, por 46-14, perante a AAC/UCoimbra.
Por fim, o ténis trouxe a vitória da Universidade do Porto face aos austríacos da Universidade de Innsbruck, por 2-0. Contudo, a AAC/Universidade de Coimbra perdeu contra a Universidade de St. Gallen, da Suíça, por 2-0. A Universidade Nova de Lisboa venceu, por 2-1, a Universidade de Belgrado. Em feminino, a Universidade de Lisboa venceu a Universidade de Ozyegin (Turquia), por 2-0.
Resultados
Basquetebol 3x3
Masculino
AAC/Universidade de Coimbra 14-20 Universidade de Pitesti
AAC/Universidade de Coimbra 12-7 Instituto Politécnico do Porto/AEISCAP
Universidade do Porto 15 – 21 Universidade de Goettingen (Alemanha)
Universidade do Porto 22–2 Universidade do Norte da Croácia
Politécnico do Porto 6 – 13 Universidade de Pecs
Universidade do Minho/AAUM 12-22 Universidade de Rouen (França)
Universidade do Minho/AAUM 12-21 Universidade de Viena
Feminino
AAC/Universidade de Coimbra 7-19 Universidade Volga Region (Rússia)
AAC/Universidade de Coimbra 6-11 Universidade Szechenyi Istvan (Hungria
Universidade do Porto – Universidade de Ljubljana (Eslováquia)
Universidade de Aveiro/AAUAv 10-7 Universidade Volga Region
Badminton
Masculinos Singulares
João Fernandes (AAC/UC) 2-1 Mykhaylo Makhnovskyy (Instituto Nacional Técnico da Ucrânia)
João Fernandes (AAC/UC) 0-2 Tim Herbruggen (Universidade Católica de Leuven, Bélgica)
Pedro Pedroso (AAC/UC) 0-2 Valentin Berra (Universidade de Berna)
Marcelo Ribeiro (AAC/UC) 0-2 Romain Meyniel (Universidade de Paris)
Ricardo Eduardo (NOVA) 0-2 Dirk Terpstra (Universidade de Nijmengen)
Vasco Martins (NOVA) 0-2 Lennart Bijkerk (Universidade de Nijmengen)
Marco Jorge (ULisboa) 2-0 Zaven Mnatsakanyan (Universidade Politécnica da Arménia)
Marco Jorge (ULisboa) 2–0 Dominik Butikofer (Universidade de Berna)
Bruno Carvalho (ULisboa) 2-0 Dirk Terpstra (Universidade de Nijmengen)
Femininos Singulares
Inês Medeiros (AAC/UC) 0-2 Serena Midha (Universidade de Nottingham)
Ana Rita Dias (AAC/UC) 0-2 Anne Klyve (Universidade de Oslo)
Gabriela Simões (AAC/UC) 0-2 Lilian Yang (Universidade de Nottingham)
Patrícia Estrompa (ULisboa) 2-1 Ieva Senzikaite (Universidade Tecnológica de Kaunas, Lituânia)
Patrícia Estrompa (ULisboa) 0-2 Vladyslava Lisna (Instituto Nacional Técnico da Ucrânia)
Maria Rodrigues (ULisboa) 0-2 Lea Maria Muller (Universidade de Berna)
Joana Lopes (ULisboa) 1-2 Liza Vanangamoudiar (Universidade de Paris)
Mariana Leong Chang (NOVA) 2-1 Dora Dragcevic (Universidade de Zagreb)
Pares Masculinos:
Mendes/Ribeiro (AAC/UC) 0-2 Phomsoupha/Meyniel (Universidade de Paris)
Pedroso/Fernandes (AAC/UC) 1–2 Terpstra/De Lange (Universidade de Nijmengen)
Inácio Martins/ Ricardo Eduardo (NOVA) 0-2 Beauvisage/Herbault (Universidade de Paris)
Pares Femininos:
Lopes/Rodrigues(ULisboa) 2-0 Vanangamoudiar/Perreaudeau (Universidade de Paris)
Dias/Simões (AAC/UC) 2-1 Schultz/Giebler (Universidade de Hamburgo)
Duplas Mistas
Pedroso/Simões (AAC/UC) 0-2 Mnatsakanyan/Nikoyan (Universidade Politécnica da Arménia)
Ribeiro/Medeiros (AAC/UC) 0-2 de Lange/Hall (Universidade de Nijmengen, Holanda)
Mendes/Dias (AAC/UC) 0-2 Gootzen/Peters (Universidade de Nijmengen)
Silva/Lopes (ULisboa) 2-1 Choi/Chien (Universidade de Nottingham)
Silva/Lopes (ULisboa) 2-0 Doko/Dragcevic (Universidade de Zagreb)
Jorge/Estrompa (ULisboa) 0-2 Baures/Pancasari (Universidade e Estrasburgo)
Ricardo Eduardo/Leon Chang (NOVA) 0-2 Shmundyak/Ilyinskaya (Instituto Nacional Técnico da Ucrânia)
Andebol
Feminino
AAC/Universidade de Coimbra 14 – 46 Universidade do Porto
Masculino
AAC/Universidade de Coimbra 27-34 Universidade de Basileia
Universidade do Minho/AAUM 23-28 Universidade Aix-Marselha (quartos de final)
Remo
Feminino
LW1x
Universidade de Lisboa – 6º lugar (último)
LW2x
Universidade da Beira Interior/AAUBI – 4º lugar
Masculino
LM1x
Universidade de Lisboa/AEIST – 2º lugar
Universidade do Porto – 4º lugar
Instituto Politécnico de Viana do Castelo – 1º lugar
LM2x
AAC/Universidade de Coimbra – 1º lugar
Universidade do Minho/AAUM – 5º lugar
LM2-
AAC/Universidade de Coimbra – 4º lugar
M1x
Politécnico do Porto – 4º lugar
M2x
AAC/Universidade de Coimbra – 5º lugar (último)
M2-
Instituto Politécnico de Viana do Castelo – 4º lugar
Ténis de mesa
Masculino/Singulares
João Neves (U.Porto) 3-2 Piotr Cyrnek (Universidade Tecnológica de Rzeszow, Polónia)
João Neves (U.Porto) 0-3 Abdullah Yigenler (Universidade de Nisantasi, Turquia)
Feminino/Singulares
Raquel Andrade (U.Porto) 3-1 Haike Zhang (Universidade Técnica de Munique)
Raquel Andrade (U.Porto) 0-3 Anna Blazhko (Universidade de Kazan, Rússia)
Margarida Matos (U.Porto) 0-3 Katarzyna Nowocin (Universidade de Varsóvia)
Masculino/Pares
Universidade do Porto 0-3 Universidade Tecnológica de Rzeszow
Universidade do Porto 0-3 Universidade de Gothenburg (Suécia)
Feminino/Pares
Universidade do Porto 0-3 Universidade Jan Dlugosz (Polónia)
Universidade do Porto 1-3 Universidade de Wageningen (Holanda)
Ténis de Mesa adaptado
Bruno Araújo (IPS/AAIPS) 0-3 Hubert Morusiewicz (Polónia)
Ténis
Masculino/Equipas
AAC/Universidade de Coimbra 0-2 Universidade de St. Gallen (Suíça)
Universidade do Porto 2-0 Universidade de Innsbruck (Áustria)
Universidade Nova de Lisboa 2-1 Universidade de Belgrado
Feminino/Equipas
Universidade de Lisboa 2-0 Universidade de Ozyegin (Turquia)
Universidade de Lisboa 0-2 Universidade Técnica de Munique