Estão desvendados os campeões nacionais universitários de Ginástica Trampolins
Realizou-se este fim de semana, no Pavilhão de Desportos em Vila do Conde, o CNU de Ginástica Trampolins com os estudantes-atletas a competirem nas categorias de Trampolim Individual e Duplo Mini-Trampolim.
Catarina Nunes, da NOVA, e Pedro Ferreira, da AEIST, em Trampolim Individual, e Sofia Lourinho, da NOVA, e Diogo Cabral, da AAC, em Duplo-Mini Trampolim foram os grandes vencedores do Campeonato Nacional Universitário de Ginástica Trampolins. NOVA, em femininos, e AEIST, em masculinos, venceram as competições por equipas de Trampolim Individual, AAC conquistou os dois troféus no Duplo Mini-Trampolim.
Catarina Nunes, da NOVA, foi campeã de Trampolim Individual, com uma pontuação de 51.780. Sofia Correia, também da NOVA, ficou em segundo lugar (50.860) e Alice Nobre, da AEFML, terminou na terceira posição (48.990). Na classificação por equipas, a NOVA triunfou e em segundo lugar ficou a AAC.
Pedro Ferreira, da AEIST, que já garantiu a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi o vencedor com uma pontuação de 58.480. Miguel Marianito, da AEIST, com 56.520, e Simão Brito, da FAIPL, com 54.410, completaram o pódio. Por equipas, a AEIST foi a mais forte, com as suas duas equipas a terminarem no primeiro e segundo lugares. A AAC ficou na terceira posição.
Após a vitória, Pedro Ferreira, estudante de engenharia aeroespacial da AEIST, mostrou-se “muito contente, esta será a minha última competição em Portugal esta época. E é muito bom terminar desta forma. Por outro lado, acho que é muito importante, foi o primeiro ano de CNU que tivemos e ver tanta adesão é muito importante para a modalidade. Sempre incentivei a organização de um CNU de ginástica trampolins, sinto que é uma modalidade compatível com a faculdade e nós temos muitos exemplos de atletas no ensino superior, em engenharia aeroespacial, em medicina, capazes de conciliar o alto rendimento com a faculdade. Espero um dia ser possível chegar a umas Universíadas ou Campeonatos Europeus, não para mim, mas para o futuro.”
No Duplo Mini-Trampolim, Sofia Lourinho, da NOVA, em primeiro lugar, e Rita Abrantes, da AAC, em segundo lugar, conseguiram a mesma pontuação máxima (48.300). Maria Carvalho, da AAFDL, com 47.100, foi a terceira classificada. Por equipas, vitória para a AAC. Em masculinos, Diogo Cabral, da AAC, bateu a concorrência com uma pontuação de 55.200, Afonso Fernandes, da AEIST, foi segundo (49.800) e João Lobo, da AEIST, foi terceiro (47.600). A AAC completou a dobradinha por equipas, com a AEIST a terminar em segundo lugar.
A organização deste evento esteve a cargo da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), em conjunto com a Federação de Ginástica de Portugal.