FADU aguarda com expetativa a valorização da Educação Física
A FADU - Federação Académica do Desporto Universitário considera uma prioridade a valorização da disciplina de Educação Física para a média final do ensino secundário e para o ingresso no Ensino Superior, aguardando assim com expectativa a concretização das intenções demonstradas pelo Ministério da Educação.
Esta medida valoriza a importante necessidade da Educação e do Desporto andarem de “mãos dadas” e não de “costas voltadas” ou desligados. Para a FADU, o desporto deve ser visto como um dos pilares essenciais no processo educativo de qualquer indivíduo.
É também importante não esquecer que o desporto desempenha ainda um importante papel social junto dos mais jovens, como escola de valores, sendo uma parte importante da construção pessoal de qualquer pessoa. Num ano em que o desporto e os seus protagonistas foram verdadeiros exemplos para todos, este deve ser o momento de valorizar o setor.
Assim, essa valorização social da Educação Física pode significar o pontapé de saída para uma transformação na cultura desportiva de um país e de uma sociedade mais recetiva à atividade física regular desde os mais jovens, com uma verdadeira e efetiva Educação Físico-Motora desde o Ensino Básico, capaz de incutir hábitos de atividade física regular.
A desvalorização da Educação Física nos currículos escolares foi um tema debatido no Fórum FADU, a 21 de Setembro, vendo assim a Federação Académica do Desporto Universitário esta medida com bons olhos e esperando que a importância desta disciplina seja reconquistada o mais rapidamente possível, influenciando todos os jovens.