Portugal participa em dez modalidades na Universíada de Nápoles
A missão portuguesa à Universíada de Nápoles 2019, que decorre entre os dias 3 e 14 de julho, vai participar em dez modalidades: duas coletivas e oito individuais. O basquetebol feminino e o voleibol masculino vão voltar a marcar presença na maior competição multidesportiva do mundo universitário.
Depois de alcançar lugares dentro do top10 na última edição da Universíada de verão, o basquetebol feminino e o voleibol masculino vão voltar a ser as modalidades coletivas em que Portugal marcará presença na edição de 2019. Em 2017, em Taipé, Portugal alcançou o 9º lugar no basquetebol feminino e o 8º lugar no voleibol masculino.
No que diz respeito às modalidades individuais, a missão coordenada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), vai marcar presença no atletismo, a modalidade com maior número de medalhas portuguesas em Universíadas, alcançando três apenas em 2017; na esgrima, na ginástica artística e na ginástica rítmica, no judo, na natação, no ténis (onde Portugal obteve a primeira medalha em Universíadas em 2017) e no Taekwondo (que em 2017 alcançou também uma medalha).
A participação de Portugal em dez das 18 modalidades presentes na Universíada de Nápoles faz-se tendo em conta a decisão estratégica da FADU em parceria com as federações desportivas das modalidades, numa lógica de desenvolvimento integrado do desporto e do atleta português.
A missão portuguesa à Universíada de Nápoles 2019 será novamente chefiada pela olímpica Susana Feitor, que em 2017 liderou uma missão que conquistou cinco medalhas, igualando a melhor prestação de sempre de Portugal em Universíadas.
A Universíada de Nápoles 2019 decorre entre os dias 3 e 14 de julho e reúne 10 mil estudantes-atletas de todo o mundo. Portugal conquistou já dezenas de medalhas por intermédio de nomes como Nélson Évora, Fernando Pimenta, Patrícia Mamona, Rui Bragança, entre muitos outros.