9ª Gala do Desporto Universitário premiou e distinguiu os protagonistas da temporada
A 9ª Gala do Desporto Universitário decorreu na Terça-Feira, dia 8 de novembro, no Teatro Aveirense, em Aveiro e contou com a presença de mais de três centenas de pessoas, num local simbólico para a Federação Académica do Desporto Universitário. Foi em Aveiro, em 1990, que a FADU foi fundada, contando nos seus órgãos com o actual presidente da Câmara Municipal, Eng. José Ribau Esteves, tendo sido esta gala como que um "regresso a casa".
A Gala do Desporto Universitário encerrou assim a temporada de 2015/2016, homenageando todos os medalhados nos Jogos Europeus Universitários e nos Campeonatos Mundiais Universitários, bem como as organizações locais dos campeonatos nacionais universitários e das organizações internacionais em Portugal. Dezenas de estudantes-atletas passaram assim pelo palco do Teatro Aveirense, devido às 28 medalhas conquistadas em eventos internacionais, com nove delas a serem de ouro.
Nesta noite de distinção dos estudantes-atletas, foram ainda atribuídos os prémios do Plano Nacional de Ética Desportiva (PNED) e o Prémio Jogos Santa Casa - Carreira Dual. No que toca aos melhores do ano, Júlio Ferreira (Atleta Masculino), Bárbara Luz (Atleta Feminina), Futebol 11 da AAUM (Equipa Masculina), Rugby 7s da U. Porto (Equipa Feminina) e Hugo Serrão (Treinador), foram os grandes destaque da noite.
A FADU decidiu ainda atribuir o Galardão Prestígio à Federação Portuguesa de Canoagem, na pessoa do presidente Vitor Félix, pelo papel desempenhado pela estrutura na organização do Campeonato Mundial de Canoagem. No discurso de agradecimento, Vitor Félix reforçou a disponibilidade da FPC para continuar a colaborar com o desporto universitário português.
No encerramento da cerimónia, o presidente da FADU, Daniel Monteiro revelou que a ex-atleta olímpica e medalhada na Universíada de Tóquio em 2001, Susana Feitor, será a chefe de missão portuguesa à Universíada de Taipé em 2017. Para Daniel Monteiro, Susana Feitor é "um ícone do desporto nacional" e uma mais-valia para os estudantes-atletas que participarão no maior evento multi-desportivo universitário do mundo.
Na sua intervenção de encerramento, Daniel Monteiro salientou ainda a aposta das instituições de ensino superior no desporto, dotando-as de "mais meios e melhores recursos, e criando condições para que os agentes desportivos, em muitos casos associativos, pudessem ir desenhando programas para a promoção do desporto dentro de cada instituição".
Para o líder da Federação Académica do Desporto Universitário, "quando tanto se fala numa crise generalizada que afeta o sistema desportivo nacional, acredito que esteja aqui uma boa solução para o problema, olhando-se para o Ensino Superior, também nesta ótica, como uma plataforma de formação do dirigismo desportivo", destacando assim todos os agentes do desporto universitário.
Para a próxima temporada, Daniel Monteiro, pretende manter o "sinal de que a ambição de sempre permanece intocável e o desejo de fazer mais supera as adversidades", pretendendo chegar a mais estudantes, "não somente pela via competitiva dos Campeonatos Nacionais Universitários, como pelo reforço e afirmação do desporto de recreação dentro de cada academia e entre as academias".
A 9ª Gala do Desporto Universitário foi apresentada por Miguel Torrão, jornalista da SIC e por Ercília Machado, atleta universitária e atleta do Sporting Clube de Portugal. A gala contou ainda com a actuação do Coro Académico da Universidade do Minho, da Escola Gimnica de Aveiro e de Rui Paixão.