EUG 2014

EUSA Games 2014: Encontro de Federações em Roterdão

Roterdão, palco dos Jogos Europeus Universitários deste verão, recebeu, no dia 28 de maio, várias Federações Nacionais do Desporto Universitário para uma reunião de coordenação e inspeção das instalações do evento.
No encontro, estiveram presentes representantes de dez entidades que vão participar na competição, entre os quais, o Vice-Presidente da FADU, André Fernandes, e o Secretário-geral, Manuel Veloso.

Representantes e responsáveis de delegações receberam informações sobre a preparação e alguns detalhes relativos ao maior evento universitário a nível europeu, que terá lugar entre os dias 24 de julho e 8 de agosto.

Os convidados foram recebidos por Kemal Tamer, Membro do Comité Executivo da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), e Matjaz Pecovnik, Secretário-geral da EUSA.



Henk Smit, Diretor de Competição, também falou aos participantes, apresentando os elementos da equipa envolvida na preparação dos Jogos Europeus Universitários 2014.

Na apresentação do evento, onde esteve também presente a mascote Roffa, trataram-se temas como transporte, alojamento, acreditação, programa desportivo, atividades sociais e cerimónias de abertura e encerramento.

No final, os participantes foram convidados a conhecer as instalações desportivas, os locais de alojamento e ainda o espaço destinado à alimentação.

Mais à noite, os convidados foram ainda recebidos por Daniel Sikkens, Presidente da Comissão Organizadora dos EUSA Games 2014.



Fotografias: EUSA

2º EUGames 2014: Minho de Ouro e Académica de Bronze

Hoje foi dia de grandes decisões nos Jogos Europeus Universitários 2014, em Roterdão, Holanda. A equipa de Andebol masculina da Universidade do Minho/AAUM conquistou, para Portugal, uma medalha de ouro, sagrando-se Bicampeã Europeia Universitária. No Futsal feminino, a Universidade de Coimbra/AAC arrecadou a medalha de bronze.
Ao sétimo dia de competição, terminaram as provas de Andebol e Futsal destes segundos EUSA Games 2014.

No Andebol masculino, o grande destaque vai para a vitória dos portugueses da Universidade do Minho/AAUM frente à equipa da Universidade de Novi Sad (SRB) por 25-20, repetindo o feito da época passada e segurando o título de Campeões Europeus Universitários.

Ainda nesta modalidade, a equipa da aeISEP saiu derrotada contra os turcos da Universidade de Uludag por 33-30, terminando a sua prestação no 8º lugar. No feminino, as atletas do IPLeiria também foram vencidas, desta feita por uns renhidos 29-28, frente à Universidade de Kastamonu (TUR), conquistando também o 8º lugar na prova. A Universidade do Porto, por sua vez, conseguiu ir mais além e arrecadar o 5º posto, depois de ganhar também a uma equipa turca, a Universidade de Akdeniz, por 21-19.

No Futsal feminino, o coletivo da Universidade do Coimbra/AAC venceu as turcas da Universidade de Ege por 6-2, no jogo do 3º e 4º lugares, assegurando, desta forma, a medalha de bronze. No masculino, a Universidade de Coimbra/AAC ficou em 7º lugar da tabela, depois de vencer a Universidade de Dragomov (UKR) por 9-1.



A prova de Ténis de Mesa terminou no dia 27, após 4 dias de competição, com João Pedro Vieira (UTAD/AAUTAD), em singulares, e Fernandes/Madeira (U.Algarve/AAUAlg), em pares, a conseguirem a melhor classificação portuguesa da modalidade, o 9º lugar.

Em pares femininos, as duplas Almeida/Pinto (U.Algarve/AAUAlg) e Couto/Torres (U.Porto), não foram além do 17º lugar, tal como os rapazes Oliveira Vaz/Silva Vieira (UTAD/AAUTAD).

Na prova de singulares, Ana Couto, Ana Teixeira, Ana Torres, da Universidade do Porto, Susana Meireles, Andreia Almeida, João Abreu, Nuno Fernandes e Celso Madeira, da Universidade do Algarve/AAUAlg, e Miguel Mendes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/AAUTAD ficaram no 33º lugar da tabela. Já o atleta Rafael Oliveira Vaz, da UTAD/AAUTAD, segurou o 17º lugar.

A competição de Rugby 7s começou hoje, com a fase de grupos de ambos os géneros. Em prova, estão a Universidade do Porto (f/m) e a Universidade Nova de Lisboa (m).

2º EUGames 2014: Badminton bronzeado por Ana Moura

Chegámos ao último dia de competição da 2ª edição dos Jogos Europeus Universitários. Desde 24 de julho, Roterdão foi a capital do Desporto Universitário Europeu e recebeu mais de 3 mil pessoas, oriundas de 35 países. Portugal esteve presente nas 10 modalidades em competição com cerca de 300 participantes e mais 40 voluntários.
Destaque para o Badminton, que esteve bem representado nos EUGames 2014, com duas equipas, Universidade de Coimbra/AAC e Universidade do Minho/AAUM, composta por 14 estudantes-atletas. A competição culminou com a medalha de Bronze de Ana Moura (UC/AAC), na vertente Singulares femininos, ao sair derrotada na meia-final pela atleta russa, Cherviakova Anastasiia, da Saratov State University, por 2-0. Contudo, realce para o 5º lugar da dupla mista Miguel Pinto/Ana Moura (UC/AAC) e de Rúben Vieira (UM/AAUM) nos singulares masculinos.



Menos sorte no Futebol de 7 feminino, mas com muito mérito, a Universidade do Porto falhou o pódio no jogo de 3º e 4º lugar, ao sofrer um golo da equipa russa, Moscow SU of Mechanical Engineering. A U.Porto termina assim em 4º lugar, melhor resultado de sempre de uma equipa portuguesa, com 4 empates e apenas 1 derrota e dois golos sofridos em toda a prova, defrontando 4 das 6 primeiras classificadas. Foi a única equipa a quem a vencedora do torneio, a Universidade de Valência, não marcou golos.



No Futebol de 11 masculino, a U.Minho/AAUM vence o último jogo por 9-0 e termina num discreto 17º lugar, aquém do valor da equipa e qualidade dos seus jogadores, demonstrada em alguns jogos.

No Voleibol feminino, a Faculdade de Desporto da UP/AAEFADEUP venceu o último jogo por 3 sets limpos, frente à Universidade de Pula (Croácia), o que lhe vale o 7º lugar da classificação.

Do lado masculino, o Instituto Politécnico do Porto teve ontem, dia 7 de agosto, o último jogo, com Universidade de Haifa (Israel). Um jogo renhido, mas onde a equipa portuguesa não conseguiu ir virar o resultado e perdeu por 3-1. Desta forma, o IPP termina em 10º lugar.

Da mesma academia, mas no Basquetebol feminino, a equipa do IPP jogou o último jogo do apuramento do 9º ao 12º lugar. Após perder mais um jogo, desta vez por 82-70, as estudantes do Politécnico ficaram em 12º lugar.

Por último, no Basquetebol masculino, a U.Minho/AAUM disputou também no grupo do 9º-12º lugar. Contando com uma vitória nesta fase frente à equipa de Ostrava, República Checa, por 79-52, esteve hoje a 4 pontos de conseguir a 2ª vitória frente à German Sport University Cologne. A equipa minhota termina a competição em 11º lugar.

Hoje terminam os jogos, com a Cerimónia de Encerramento a decorrer logo após a final masculina de Basquetebol no Topsportcenter. Este será um momento de despedida mas também onde se assiná-la a passagem de testemunho para os próximos organizadores. Em 2016, Zagreb e Rijeka na Croácia, recebem a 3ª edição dos Jogos Europeus Universitários.

EUSA Games 2014: Queres ser voluntário?



Gostas de desporto? Queres ganhar experiência na organização de eventos desportivos e divertir-te ao mesmo tempo? Andas à procura de uma boa forma de passar algumas semanas no verão? Temos a solução ideal para ti!

A Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), em cooperação com a respetiva Comissão de Estudantes (EUSA STC) e a Comissão Organizadora dos Jogos Europeus Universitários (EUSA Games), oferece a todos os estudantes da Europa a oportunidade de participar ativamente nos eventos da EUSA enquanto voluntários.

Continue a leitura

2º EUGames 2014: 300 portugueses invadem Roterdão

De 24 de julho a 8 de agosto, Roterdão é a cidade anfitriã do maior evento de Desporto Universitário da Europa, os Jogos Europeus Universitários 2014 (EUGames 2014). Os melhores atletas de 35 países, em representação de 180 instituições de Ensino Superior europeias, vão reunir-se durante mais de duas semanas na capital da Holanda. Portugal conta com 300 participantes.
11 Instituições de ensino superior/associações académicas representam Portugal neste evento. 25 Equipas, compostas por 232 atletas participam nas modalidades de Andebol, Badminton, Basquetebol, Futebol, Futsal, Remo, Rugby 7s, Ténis, Ténis de Mesa e Voleibol.

AEFADEUP: Voleibol (fem)
AEISEP: Andebol (masc)
Instituto Politécnico de Leiria: Andebol (fem)
Instituto Politécnico do Porto: Basquetebol (fem); Voleibol (masc)
Universidade do Algarve/AAUAlg: Ténis de Mesa (fem/masc)
Universidade de Aveiro/AAUAv: Remo (masc)
Universidade de Coimbra/AAC: Badminton (misto); Futsal (fem/masc); Ténis (masc)
Universidade do Minho/AAUM: Andebol (masc); Badminton (misto); Basquetebol (masc); Futebol 11 (masc)
Universidade do Porto: Andebol (fem); Futebol 7 (fem); Remo (fem/masc); Rugby 7s (fem/masc); Ténis (fem); Ténis de Mesa (fem)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/AAUTAD: Ténis de Mesa (masc)
Universidade Nova de Lisboa: Rugby 7 (masc)






Este evento decorre sob a égide da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA). Ao todo são 10 modalidades em prova, que esperam 227 equipas, num total de 2900 participantes em 12 instalações desportivas.

A 2ª edição dos Jogos conta ainda com 200 voluntários, em todas as áreas do evento, onde cerca de 40, são portugueses, ao abrigo do programa de voluntariado da EUSA e do programa Erasmus+.

Recorde-se que a 1ª edição teve lugar há 2 anos em Córdoba, Espanha. Em 2016, as cidades croatas de Zagreb e Rijeka vão receber os 3ºs EUGames e depois será a vez de Coimbra, receber a 4ª edição em 2018.

Todos os resultados da comitiva portuguesa, no Facebook.



2º EUGames 2014: André Pereira de Prata

Faltam poucos dias para terminar o maior evento de Desporto Universitário da Europa – os Jogos Europeus Universitários. O Remo fechou com "chave de prata" e as modalidades de Badminton, Basquetebol, Futebol e Voleibol, entraram em ação desde dia 2 de agosto.
A competição de Remo terminou na passada sexta-feira, dia 1 de agosto, com destaque para a Medalha de Prata de André Pereira da U.Porto. O remador de peso leve fez o tempo de 07:09.25, conquistando o 2º lugar. Também na mesma prova, mas no feminino, Joana Branco, da mesma academia, foi 1ª na Final B, com 08:21.58, e terminou em 7º lugar da classificação geral. Ainda da U.Porto, na Final A de M 2-, Pedro Almeida e Vítor Santos (U.Porto) concluiram em 6º, com 06:58.17 de prova.

A dupla de remadores da U.Aveiro/AAUAv, Bruno Pereira/Pedro Almeida, alcançou o 5º lugar, na Final A de M2x, com o tempo de 07:06.60.



No Futebol de 11 masculino, a Universidade do Minho/AAUM teve um início ameno ao empatar com a Ural Federal University, da Rússia, 1-1. Já no encontro seguinte, conheceu o sabor amargo da derrota frente à equipa finlandesa da Universidade de Jyvaskyla. Com este resultado a equipa minhota disputa do 1º-6º lugar, no dia 6 de agosto, frente à Abo Akademi University (Finlândia).

No feminino, mas na vertente de Futebol de 7, a equipa da Universidade do Porto procura agora a melhor classificação entre o 1º e 6º lugar da tabela. Na 1ª fase de grupos empataram frente à Universidade de Lille (França) e contra a Universidade de Mainz (Alemanha). Na 2ª fase de grupos já empatou com a Universidade Técnica de Munique (Alemanha) e amanhã joga com a Universidade de Valência (Espanha).





Menos felizes têm sido os resultados das equipas de Basquetebol. A U.Minho/AAUM, no masculino, e o Instituto Politécnico do Porto, no feminino saíram ambas em 3º lugar do grupo na primeira fase do torneio e disputam agora a melhor classificação entre o 9º e o 12º lugar.

As equipas da Faculdade de Desporto da U.Porto/AEFADEUP e do Instituto Politécnico do Porto, feminina e masculina, respetivamente, participam na competição de Voleibol. Na 1ª fase as estudantes de Desporto venceram um jogo e perderam outro. Agora debatem-se na primeira eliminatória frente à Universidade de Lausanne (Suiça), com jogo marcado para amanhã. No masculino, o IPP venceu um em três jogos na fase de grupos e agora entra nas eliminatórias a jogar com a Universidade Mykolas Romeris (Lituânia).

No Badminton, os primeiros dias foram dedicados à competição de equipas com a U.Minho/AAUM a terminar em 10º lugar e a U.Coimbra/AAC em 13º lugar, no quadro geral.
Amanhã e até dia 8 de agosto, decorrem as vertentes de Pares Mistos, Masculinos e Femininos, bem como, a prova de singulares.

Do lado de Coimbra, participam os atletas Ana Dias, Ana Moura, Ana Santos, Diogo Silva, Miguel Pinto e Tiago Veloso, do lado minhoto, Ana Amaral, Ana Carvalho, Diogo Ferreira, Joana Amaral, Nuno Sá e Ruben Vieira compõem a equipa da AAUM.

A 2ª edição dos Jogos Europeus Universitários decorre na capital da Holanda, Roterdão, de 24 de julho a 8 de agosto, sob a égide da Associação Europeia do Desporto Universitário. Portugal conta com a presença de 300 participantes, em representação de 10 clubes.

2º EUGames 2014: Grande participação portuguesa em Roterdão

Os Jogos Europeus Universitários 2014, que tiveram lugar em Roterdão, Holanda, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, contaram com uma das maiores participações portuguesas de sempre num evento internacional do Desporto Universitário e do desporto em geral.
Depois da 1ª edição dos EUGames 2012, em Córdoba, Espanha, este ano foi a vez de Roterdão receber o maior evento desportivo concentrado a nível europeu. Durante mais de duas semanas de competição, Portugal fez-se representar, tal como já o havia feito em Córdoba, por mais de 300 participantes, que constituíram 25 equipas de 11 clubes/instituições de ensino superior portuguesas. O nosso país levou também à Holanda cerca de 40 voluntários e trouxe para casa 5 medalhas: uma de Ouro, uma de Prata e três de Bronze.

Portugal esteve representado nas 10 modalidades em competição por 231 atletas da Universidade de Coimbra/AAC, Universidade do Algarve/AAUAlg, Universidade de Aveiro/AAUAv, Universidade do Minho/AAUM, Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro/AAUTAD, UP – Faculdade de Desporto/AEFADEUP, IPP – Instituto Superior de Engenharia/AEISEP, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto.

Portugal ficou mesmo no pódio dos países com maior número de equipas e estudantes-atletas a participar, a par da Alemanha e da Turquia, destacando-se também por algumas prestações de relevo e respetiva classificação final.


Universidade do Minho/AAUM de Ouro no Andebol

Começando pelas conquistas de lugares de pódio, lugar cimeiro para a equipa de Andebol masculino da AAUM que assegurou a conquista do seu 3º título Europeu Universitário. André Pereira levou a Universidade do Porto à medalha de Prata na competição de Remo (LM 1x). Ao Bronze chegaram Ana Moura (AAC), em Badmínton Singulares Femininos, e também desta instituição, a equipa de Futsal feminino, acompanhadas pela formação de Rugby 7 feminino da Universidade do Porto.

Houve ainda outras participações portuguesas que, apesar de não terem chegado ao top 3, conseguiram posições honrosas para Portugal e para os seus clubes. Destaque para o 4º lugar arrecadado pela equipa de Futsal 7 feminino e de Rugby 7 masculino da U.Porto e para a 5ª posição conquistada no Badmínton, pela dupla Miguel Pinto/Ana Moura (AAC) em Pares Mistos e Rúben Vieira (AAUM) em Singulares masculinos, no Rugby 7 masculino pela NOVA e ainda no Andebol pelo coletivo feminino da U.Porto.


André Pereira (U.Porto) de Prata no Remo

De realçar também o 9º posto garantido por João Pedro Vieira (AAUM) entre os 72 participantes da prova de Ténis de Mesa Singulares masculinos. As equipas de Futsal masculino da Académica de Coimbra e de Voleibol feminino da AEFADEUP asseguraram o 7º lugar da classificação final.

Roterdão foi, durante 17 dias, capital do Desporto Universitário europeu, com a participação de 180 Instituições de Ensino Superior, 277 equipas, perto de 3000 participantes e contando com a ajuda de 200 voluntários na organização.

Quanto a nós, só podemos felicitar as instituições representadas e os nossos estudantes-atletas por todo o empenho e perseverança na representação do seu clube, instituição e do seu país.

Cerimónia de Abertura

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?