Desporto Escolar e Universitário em discussão



No dia 5 de junho, mais de 250 pessoas passaram pelo Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra para participar no Seminário ‘Que Futuro para o Desporto Escolar e Universitário’. Este evento foi organizado pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ) em parceria com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).


A Sessão de Abertura foi iniciada pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, que destacou a potencialidade patente nas temáticas a abordar e pela irreverência na reunião dos diversos quadrantes da sociedade civil para responder aos desafios do tema do seminário.

Seguiram-se os discursos do Presidente da Associação Académica de Coimbra, Ricardo Morgado, da representante do Presidente Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Rita Santos Rocha, do Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Rendas, do Senhor Secretário de Estado do Ensino Superior, João Queiró, e do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.




Durante a manhã as atenções estiveram focadas no futuro do Desporto Escolar, que mereceu a intervenção da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite que apresentou a perspetiva da Tutela para o DE.




A tarde ficou reservada para o Desporto Universitário onde se destaca as apresentações por parte da Tutela, por João Atanásio, Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior, da FADU, por Bruno Barracosa, Presidente da FADU e ainda a perspetiva internacional por Fernando Parente, Membro do Comité Executivo da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA)

Para os dois temas houve espaço para a discussão e intervenção do público que não hesitou em fazer algumas questões aos oradores presentes. Representantes das tutelas, das federações nacionais e internacionais, das Universidades, Politécnicos e Escolas do Ensino Básico e Secundário, do movimento associativo desportivo, dos Municípios, dos praticantes e estudantes, compunham uma plateia interessada.

“Este foi, sem dúvida, um seminário que respondeu às expectativas e que serve como ponto de partida para um trabalho de cooperação entre o Desporto Escolar e Universitário, para promover a participação e a continuidade na prática de atividade física e na busca de uma vida mais saudável para a população jovem”, referiu Bruno Barracosa no balanço deste seminário.



e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?