Época 2010/11: Provas Nacionais terminam com Ginástica Artística



O Torneio Nacional Universitário de Ginástica Artística marcou o final da competição nacional da época de 2010/2011. Apesar da fraca participação de atletas, assistiu-se uma grande qualidade e prestação dos ginastas. A prova teve lugar no Complexo de Ginástica Artística da Câmara Municipal da Maia no dia 2 de Julho.



No feminino, as provas foram prestadas nas disciplinas de Saltos, Paralelas Assimétricas, Trave e Solo. A ginasta da Universidade Nova de Lisboa, Rita Limão, cumpriu as 4 provas e consegui o lugar mais alto do pódio. Em 2º lugar ficou Teresa Biscaia da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico. Catarina Abrantes da Universidade de Lisboa ocupou o 3º lugar da classificação.

Saltos, Solo, Cavalo, Argolas, Paralelas Simétricas e Barra fixa foram as disciplinas na prova masculina. Manuel Campos da Universidade do Porto sagrou-se Campeão Nacional Universitário atingindo os totais de 82,750, mais 5,150 do 2º classificado, Simão Almeida da Faculdade de Motricidade Humana. Já a medalha de bronze foi entregue a João Campos, também da U.Porto.






Prata nas Universíadas

Luis Araújo, ginasta internacional de 25 anos, é estudante na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Participou no TNU sem grandes expectativas tendo em conta o facto de estar a recuperar de lesão desde o ano passado. “Depois de partir a perna na Taça do Mundo é difícil conseguir fazer mais e melhor mas tentei cumprir minimamente para me preparar para as Universíadas”, conta.

Como praticante da modalidade vê uma evolução muito grande no âmbito universitário, onde conquistou a Medalha de Prata nas Universíadas de Banguecoque (2007). “Estamos muito bem lá fora, com o Manuel Campos, o Gustavo Simões, o Simão Almeida, temos vindo a provar que somos fortes”.

Apontado como um dos atletas para as Universíadas de Shenzhen na China fala-nos das suas expectativas: “Espero essencialmente que a nossa equipa fique bem classificada na China e não prometendo nada, cada prova é uma prova, vou dar o meu melhor!”




Um olhar sobre a Selecção

Pedro Almeida, Seleccionador Nacional de Ginástica já fixou os objectivos para a China. “Queremos lutar pelo 8º lugar por equipas, já que em Belgrado conseguimos a melhor classificação portuguesa que foi o 12º lugar”, acrescentando que “temos muito potencial na nossa equipa, com atletas que estão ligados ao Projecto Olímpico, como o Gustavo Simões e o Luís Araújo”.

Gustavo Simões, de 21 anos, é apontado pelo seleccionador como um dos potenciais finalistas nas Argolas, depois de vencer 2 medalhas no Campeonato da Europa de Lausanne em 2008 e de tantas outras excelentes classificações no patamar internacional. “O objectivo é ter uma participação com ambição em Shenzhen”, revela.

Desde as Universíadas de Izmir em 2005, a Federação de Ginástica de Portugal tem vindo a desenvolver um trabalho de cooperação com a FADU e esta prova foi, na sua opinião, o verdadeiro culminar dessa relação. “Pela primeira vez na história da Ginática em Portugal foi possível realizar uma prova nacional universitária e por isso estamos muito contentes!”, afirma.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?