18ª Gala do Desporto CDP: Portugal de talento



Rui Costa, Sara Moreira, Diana Torres, Dupla k2 500m e José Poeira foram os desportistas do ano


O Salão Preto e Prata encheu-se de cor para mais Gala do Desporto da Confederação de Desporto de Portugal. Na noite de 14 de novembro, a 18ª edição do evento homenageou e premiou uma vez mais aqueles que se destacaram e alcançaram o mais alto nível desportivo. Este foi também o momento de anunciar os vencedores do Prémio "Desportista do Ano".

O Campeão do Mundo vencedor da Volta à Suíça em Bicicleta, Rui Costa, foi eleito o Atleta Masculino do Ano. O ciclista partilhava a mesma categoria com os nomeados Fernando Pimenta (Desporto Universitário/Canoagem), vencedor de duas medalhas de Ouro nas Universíadas de Verão – Kazan 2013, Cristiano Ronaldo (Futebol), Emanuel Silva (Canoagem) e João Sousa (Ténis).

No setor feminino, foi a fundista Sara Moreira, Campeã da Europa de 3.000 Metros em Pista Coberta, que recebeu o prémio Desportistas do Ano. Representada pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, a atleta, recentemente mãe, tem também um vasto currículo no Desporto Universitário, com quatro medalhas conquistadas a nível mundial, três de Ouro e uma de Prata. Também nomeadas estavam Telma Monteiro (Judo), atual Campeã Europeia Universitária na sua categoria, Joana Vasconcelos (Canoagem), Maria Fernandes (Desporto para Pessoas com Deficiência) e Fu Yu (Ténis de Mesa).

Nas restantes categorias, Diana Torres (Desporto para Pessoas com Deficiência) foi eleita Jovem Promessa do Ano, a Dupla K2 500 metros, composta por Emanuel Silva e João Ribeiro (Canoagem) foram Equipa do Ano e José Poeira (Ciclismo) considerado o Treinador do Ano.

Com base na indicação das federações desportivas, foram homenageados 44 campeões da europa e do mundo, nas categorias de Juniores e Seniores, em individuais e equipas, e os cinco medalhados da última edição dos Jogos Mundiais, que decorrerem em Cali, Colômbia.

No Desporto Universitário foram nomeados, Fernando Pimenta, dupla medalha de ouro nas Universíadas em K1 1000m e 500m, Diogo Silva, Joana Ramos, Telma Monteiro, Jorge Fernandes e João Crisóstomo, Campeões Europeus Universitários de Judo e a dupla de Voleibol feminina, Campeã Europeia Universitária.

Também sob proposta das Federações Desportivas Nacionais, habitualmente subordinada ao tema de cada edição da Gala, foram entregues os Prémios de Mérito Desportivo. Este ano assinalava-se os 20 anos da CDP, tendo sido homenageado pelo Desporto Universitário, Pedro Dias. O Ex-Presidente da FADU esteve envolvido no processo de composição da confederação e que tornou a FADU como membro associado da CDP. Recorde-se que este ano, Pedro Dias foi Chefe de Delegação de Portugal nas Universíadas de Kazan.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?