IMPULSO JOVEM: Publicação de nova Portaria



A FADU integra a lista de 8 entidades juvenis e culturais, de lazer e de desporto que assinaram o protocolo Impulso Jovem com o Governo de Portugal, no passado mês de novembro. Sendo a FADU uma das promotoras do Impulso Jovem, é de realçar a elegibilidade dos clubes da FADU para o acesso ao programa.
Após a publicação do programa, saiu a 13 de fevereiro uma portaria que altera e republica a anterior de 31 de julho de 2012. Esta portaria regula as Medidas "Passaporte Emprego", nomeadamente a Medida Passaporte Emprego - Associações e Federações Juvenis e Desportivas e, vem assim, transmitir o conjunto de alterações verificadas no âmbito do Impulso Jovem, no que se refere a estas Medidas.

Com a publicação da Portaria 65-B/2013 de 13 de fevereiro, foram alterados, essencialmente, os seguintes pontos das Medidas "Passaporte Emprego”:

- Elegibilidade da Região Lisboa Vale Tejo - (é alargado o âmbito de aplicação, prevendo que a medida se aplique a todo o território continental, o que permite, em particular, que as federações desportivas, cuja sede se situa maioritariamente nesta zona, se possam candidatar);
- Eliminação da obrigatoriedade de inscrição há, pelo menos, 4 meses no IEFP por parte dos jovens; (isto permite facilitar a indicação de um jovem concreto logo na candidatura)
- Elegibilidade de estágios para acesso a profissões regulamentadas por Ordens Profissionais; (estavam vedados)
- Elegibilidade das Autarquias Locais ao Passaporte Emprego e Passaporte Emprego Economia Social; (era um setor que não estava abrangido)
- A idade regra para os jovens é agora até 25 anos, e os jovens entre 25-30 anos serão elegíveis nos Estágios Profissionais do IEFP, numa alteração a publicar no curto prazo.(isto permite discriminar positivamente com melhores apoios os jovens até 25 anos onde a taxa de desemprego é maior)
- Comparticipação da bolsa pelo IEFP de 100% e 80% (dantes era 100% e 70%);
- Comparticipação Alimentação e Seguro pelo IEFP; Deixa de haver a obrigatoriedade de se pagar subsídio de transporte aos jovens, por regra.
- Alargamento para 12 meses duração;
- Formação profissional de 50h deixa de ser obrigatória e passa a poder ser considerada também em contexto de trabalho; (isto causava algumas dificuldades e custos)
- Relativamente às candidaturas decididas antes da data da entrada em vigor da presente portaria, as entidades promotoras podem solicitar a prorrogação do período de duração do estágio por mais seis meses, ao qual se aplica o novo regime.

O documento pode ser visto na integra através do download.


IMPULSO JOVEM: o que é?
Os jovens desempregados, entre os 18 e os 30 anos, inscritos nos centros de Emprego há pelo menos quatro meses poderão beneficiar deste programa, que proporciona experiências de trabalho e cria, através da realização de estágios, oportunidades de integração em associações e federações juvenis e desportivas proporcionando a estas "o acesso a mão-de-obra qualificada" e "permitindo um maior desenvolvimento deste setor tão importante para a economia portuguesa", ainda segundo o mesmo texto.

O Plano Estratégico de Iniciativas à Empregabilidade Jovem e de Apoio às PME - IMPULSO JOVEM - foi aprovado em junho e dispõe de 344 milhões euros de financiamento comunitário (FSE e FEDER), oriundos da reprogramação do QREN, podendo vir a abranger um universo potencial de 90 mil jovens, de acordo com as projeções do Governo.

Para mais informações acede ao site do programa em http://www.impulsojovemportugal.pt/
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?