CNU Atletismo P. Coberta: U.Porto conquista o Tetra-Campeonato



Foi este sábado que a FADU voltou, por mais uma época, ao Expocentro em Pombal, para o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Pista Coberta. A prova teve uma participação recorde de cerca de 250 participantes, incluindo atletas extracompetição, duas novas disciplinas e três recordes batidos. Para a Universidade do Porto, esta foi a 4ª vez que subiram ao pódio e conquistaram o título coletivo.

Pela primeira vez na prova universitária em pista coberta, abriu a disciplina de 3.000 metros Marcha no feminino e 5.000 metros Marcha no masculino. Sendo uma estreia, os campeões, Daniela Cardoso (IPLeiria) e Nuno Valente (AAUAv), registaram a marca de 14:01,61 e 22:28,32, respetivamente.

Mariana Brás, Marta Onofre e Francisco Belo, no Lançamento do Peso, ultrapassaram as suas próprias marcas e fixaram novos recordes nacionais universitários. Os atletas representaram a Universidade de Lisboa.

Em grande, Marta Onofre acrescentou 30 centímetros ao seu recorde no salto com vara, ao saltar 4 metros. Por sua vez, Francisco Belo também melhorou o seu recorde no lançamento do peso com 18,09 metros, mais três centímetros do que no ano passado. Mariana Brás tirou quase dois segundos ao seu tempo nos 800 metros, sendo agora 2:15.58 o novo recorde.




Este ano, para além dos recordistas, apenas Isabel Simões Ribeiro (U.Porto) no Lançamento do Peso, Sónia Marques (AAUM) no Salto em Comprimento, e Pedro Alexandre (AEIST) nos 400 metros repetiram a medalha de ouro.

Os restantes campeões nacionais universitários foram:
60 metros: Joana Vitorino (AEISA) e Hélder Pinto (AAC)
60 metros Barreiras: Maria Miguelez (AAC) e Hugo Santo (NOVA)
400 metros: Andreia Oliveira (U.Lisboa)
800 metros: José Martins (U.Lisboa)
3.000 metros: Sara Carvalho (IPP) e João Bernandes (AAC)
Salto com Vara: Diogo Costa (U.Porto)
Salto em Altura: Marisa Anselmo (U.Porto) e Óscar Vilaça (U.Porto)
Salto em Comprimento: Francisco Cordeiro (U.Porto)






Destaque ainda para a prestação da AAC e da AAUAv na prova de estafetas 4x200 metros. Venceram o ouro, Francislene Serra, Sara Oliveira, Maria Miguelez e Cátia Nunes de Coimbra e Ivo Pais, Tiago Gamelas, Jorge Cardoso e Henrique Marques de Aveiro.

A Universidade do Porto conquistou pela 4ª vez consecutiva o título coletivo, com os seus atletas a somar 109 pontos. Em seguida, ficou o Instituto Politécnico de Leiria, com 89 pontos, e a Académica de Coimbra com 80 pontos.

O calendário para o atletismo prossegue já no próximo fim de semana. O Campeonato Nacional Universitário de Corta-Mato decorre sábado, 2 de março, em Coimbra.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?