17ª Gala do Desporto CDP: o ano do Jornalismo Desportivo



O Desporto reuniu-se na noite de 15 de novembro para celebrar a 17ª Gala do Desporto da Confederação de Desporto de Portugal (CDP). Federações, atletas, agentes desportivos e as mais diversas personalidades estiveram na cerimónia que decorreu no Casino Estoril.

No rol de vencedores, galardoados e homenageados da noite, destaque para Prémio "Desportista do Ano" entregue nas categorias de Atleta feminina, Atleta masculino, Equipa, Jovem Promessa e Treinador.

O vencedor da volta à Suíça em Bicicleta, Rui Costa foi eleito o Atleta Masculino do Ano, enquanto maratonista Jéssica Augusto, 7ª classificada nos Jogos Olímpicos de Londres, foi eleita a Atleta feminino do Ano.

As restantes categorias foram ganhas pelo nadador Emanuel Gonçalves (Desporto para pessoas com deficiência), Jovem Promessa do Ano, a Dupla K2 1000 metros (Canoagem), Equipa do Ano e Ryszard Hoppe (canoagem), Treinador do Ano.






Fiel ao tema “Jornalismo Desportivo”, cada uma das federações membro da CDP, nomeou um homenageado. Este teria de se enquadrar no perfil de jornalista desportivo e/ou colaborador de órgãos da Comunicação Social, contribuindo para a divulgação e promoção da prática e competição desportiva, bem como a outras figuras ou entidades cuja atividade tivesse sido fundamental para a afirmação e desenvolvimento das modalidades desportivas. Sob proposta da FADU, o prémio de “Mérito Desportivo” foi atribuído à jornalista Fernanda Freitas, apresentadora do Sociedade Civil.

Desde Novembro de 2011, Portugal conquistou 37 títulos Europeus e Mundiais, e quatro Medalhas Olímpicas e Paralímpicas, nas categorias de Juniores e Seniores, em individuais e equipas. Este ano, o Desporto Universitário foi homenageado pela conquista do Ouro por Rui Bragança (categoria -58 kg) e Mário Silva (categoria -63 kg), no 2º Campeonato Europeu Universitário de Taekwondo.

A atribuição do Prémio Alto Prestígio inseriu-se igualmente no tema da edição deste ano da Gala do Desporto, “Jornalismo Desportivo”, pretendendo a CDP homenagear as muitas figuras e gerações de jornalistas desportivos que deram um contributo importante para a divulgação e promoção da prática e competição desportiva.

Fernando Correia, Mário zambujal, a Rádio e Televisão de Portugal e o CNID – Associação de Jornalistas do Desporto, foram distinguidos com o mais alto galardão entregue anualmente na Gala do Desporto.

No ano de estreia do Plano Nacional de Ética Desportiva, também a CDP atribuiu o prémio “Ética Desportiva” na sua gala. Gentil Martins, médico de profissão e com uma vida dedicada ao Desporto, foi a personalidade escolhida.



Fotografias: A Bola
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?